COI deve mostrar aos brasileiros os benefícios de receber as Olimpíadas, diz Rogge

Das agências internacionais

De Berna (Suíça)

  • REUTERS/Denis Balibouse

    Jacques Rogge, presidente do COI, se mostrou preocupado após os protestos no país

    Jacques Rogge, presidente do COI, se mostrou preocupado após os protestos no país

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, declarou nesta quarta-feira que a entidade deve "explicar" aos brasileiros quais benefícios o país terá ao receber as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

As declarações ocorrem logo após o país receber a Copa das Confederações em meio a protestos nas ruas de todo o país, o que abalou a Fifa, e que incluíram manifestações contra os gastos em estádios para a Copa do Mundo de 2014.

"Temos que mostrar claramente ao público que os investimentos feitos para os Jogos são por um legado sustentável para as gerações que virão", disse Rogge.

"Precisamos deixar claro que os Jogos são para o bem, que eles melhoram a sociedade. Isso deve ser explicado, porque as pessoas não sabem quais são esses investimentos, continuou o belga.

Porém, ele afirmou que o COI nada tem a ver com as decisões do Brasil sobre o dinheiro investido. "É uma decisão soberana do Governo local e do comitê organizador", disse.

Sobre a lentidão na preparação para as Olimpíadas, tanto em termos esportivos como nos investimentos públicos, ele se declarou satisfeito com o andamento. "Muito trabalho já foi feito, pedimos que seja acelerado mas continuo otimista", finalizou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos