Skatista que montou rampa sobre águas planeja andar pendurado em balão no céu
Bruno Freitas
Em São Paulo
-
Allan Carvalho/Divulgação
Arame salta em sua rampa flutuante sobre uma represa na Grande São Paulo
Dentro do universo dos esportes radicais, existem coisas tão ou mais valiosas do que a disputa por títulos e medalhas. A busca pelo limite e por inovações criativas norteiam a cabeça de muitos atletas de surfe, motocross, etc. O skatista paulista Vanderlei "Arame" Faria é um destes nomes, obstinado em procurar o inusitado em cima de um shape e quatro rodas.
No começo deste ano, Arame transportou da cabeça para a realidade o sonho de andar sobre uma rampa flutuante, instalada sobre as águas de uma represa na Grande São Paulo. Agora, o skatista trabalha com a ideia de executar manobras em uma plataforma aérea, pendurada em um balão.
"Quero agora fazer com um balão. Fazer uma mini rampa subir com o fogo dele", afirma Arame, sobre o projeto que espera executar em janeiro de 2012.
A ideia é fazer uma rampa ser alçada de 10 a 15 metros acima do solo, através de um mecanismo ainda em estudo. O skatista de 22 anos admite a ameaça física do novo desafio, mas diz ter pensado em um modelo de execução que minimiza os riscos.
FILME "UM SONHO FLUTUANTE"
"Existe o risco de vida. Eu posso tombar, o balão pode pegar fogo. Mas a gente vai fazer em cima de uma represa. Se der problema, posso me atirar na água", explica.
O projeto com o balão vem no embalo do êxito da rampa flutuante, que virou um filme de curta metragem e circulou bem no universo radical. Na época, Arame comentou a ideia com um grupo de amigos e decidiu por a aventura em prática.
O skatista construiu sua rampa em uma plataforma erguida sobre galões de água vedados. A estrutura também tinha partes em madeira e pneus. Arame precisou da ajuda de um amigo caminhoneiro para transportar a sua obra da garagem de sua casa em São Bernardo do Campo até a represa Billings.
Chegando ao local, inicialmente Arame não conseguiu fazer sua rampa flutuar. O skatista conta que a maioria dos amigos presentes acabou desistindo, incrédulos sobre o sucesso da aventura. Mas o atleta seguiu firme testando ajustes alternativos para que a estrutura não afundasse, até conseguir.
"Sempre quis fazer o que nunca ninguém fez. Tento ser criativo. O pessoal falava que não ia dar certo, que iria afundar. Mas acabamos conseguindo fazer. Acabaram de queixo caído", recorda.
Com a rampa deslizando na água, Arame passou o dia inteiro desfilando seu repertório de manobras, para registro em fotos do amigo Allan Carvalho. Mas a performance serviu principalmente para a gravação do curta metragem "Um sonho flutuante", rodado pelo diretor Thomas Losada (assista acima). A ideia é filmar outro material do gênero na iniciativa do balão.
Hoje, a rampa de Arema está mais uma vez em sua garagem. No entanto, o atleta radical espera deixar ela disponível para uso e estuda o local ideal e alternativas de proteção contra a ação do tempo.
Skatista desde criança, Arame foi tema de uma reportagem do Jornal Hoje da TV Globo logo aos 11 anos, em matéria que repercutia o fato de o garoto precocemente receber incentivos e ajudar na economia de casa. Hoje, Vanderlei fechou patrocínio (HD) para conseguir competir no circuito europeu de street da próxima temporada.