Bob Burnquist vai tentar quebrar recorde mundial com salto de 30 metros no Brasil

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

  • Luiz Doro/adorofoto/Divulgação

    Bob Burnquist em 2010, na megarrampa em São Paulo: salto do recorde seria maior

    Bob Burnquist em 2010, na megarrampa em São Paulo: salto do recorde seria maior

Já imaginou dar um salto de 30 metros sem paraquedas? Esse é o desafio que Bob Burnquist quer superar. Um dos maiores nomes do skate mundial, o brasileiro anunciou nesta terça-feira que vai tentar quebrar o recorde mundial de altura em ponto fixo no país, em 2012. O objetivo é superar a marca do norte-americano Danny Way, o inventor da megarampa, com 25 metros.

BURNQUIST EM VERSÃO CARTOON

  • Jefferspon Yamada/Divulgação

    O skatista brasileiro lançou nesta terça-feira o Bob Burnquist's Dreamland, um game com tecnologia touch para celulares. A maior novidade, porém, é a apresentação de Bobito, a versão cartoon de Bob. "Ele não se machuca, não quebra a perna, não envelhece. Quero fazer algo como o Pelé, com o Pelezinho, e o Senna, com o Senninha", fala o skatista.

  • Reprodução

"É praticamente um base-jump, mas sem paraquedas. Eu já tenho os cálculos prontos e um desenho de rampa. Só preciso, agora, colocar o projeto em prática", falou o skatista, em São Paulo para lançar um game para celulares com o seu nome. "Eu quebrei alguns recordes, mas nunca fiz isso no Brasil. Ainda é um sonho, mas acho que podemos tornar realidade", completa.

O salto do skatista, apesar de alto, não é de 30 metros. A altura é calculada em relação ao chão e soma a altura da rampa com o salto, em relação à borda. "No salto do Danny, foram 55 pés (16,7m) de rampa e o resto no salto", explica.

Segundo Burnquist, a rampa necessária para o recorde seria diferente da Megarampa, uma estrutura de 100 metros de comprimento e quase 30m de altura. "Ela seria um pouco menor e com uma inclinação mais suave no final, com 85 graus, não 90 como a Mega. O importante é saber se eu aguento a velocidade".

Para chegar ao seu recorde, Danny Way desceu a rampa a 45 milhas por hora, cerca de 72 km/h. Bob calcula que seja necessário atingir 50 a 55 milhas (88 km/h) para os 30 metros de altura.

A tentativa de recorde seria feita próxima a disputa da edição brasileira da Megarampa. O evento ainda não está confirmado. Em 2011, foi em São Paulo, em julho. "Ainda estamos negociando data e local. Eu gosto muito de São Paulo, mas também pode ser no Rio. De qualquer maneira, quero que a tentativa de recorde aconteça uma semana antes, para chamar atenção para a Megarampa. De repente, podemos fazer um evento em São Paulo, outro no Rio".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos