Reprodução/Instagram

após deixar o são paulo

Qual é o futuro de Alexandre Pato?

Por Karla Torralba e Marinho Saldanha

Alexandre Pato entrou em campo pela última vez com a camisa do São Paulo em 29 de julho de 2020, quando a equipe perdeu para o Mirassol nas quartas de final do Campeonato Paulista. No dia 18 de agosto, o contrato, que era até 2022, foi rescindido.

O Internacional se mostrou interessado em contar com o jogador, mas o negócio não foi pra frente. Alexandre Pato, 31 anos, segue sem clube.

Mas ele mantém a rotina de atleta com treinos particulares de alto rendimento no condomínio onde mora, na região metropolitana de São Paulo com direito a campo de futebol, academia e equipe especializada à disposição.

Pato treina seis vezes na semana, duas horas por dia. É o que explica o cientista do esporte e preparador físico do jogador, David Demostenys, que mantém uma base de dados da condição física de Pato e afirma: ele está perfeito, melhor que muitos jogadores em times profissionais.

Hoje do ponto de vista físico ele está perfeito. Ele não é mais menino, mas sempre quer manter os parâmetros de quando era. São dois dias de treino físico (força e potência), dois de técnico e dois de aeróbio. Ele é comprometido e sempre esta com a palavra na boca: trabalho

David Demostenys

O único fator que o Pato não está trabalhando hoje é o fator tático, porque é particular de cada clube. Pato trabalha o fator físico, técnico e psicológico - ele faz acompanhamento, se necessário - e nutricional

David Demostenys

Apesar dos treinos pesados, o futuro no futebol é incerto. Profissionais do mercado da bola que trabalham como intermediários entre clubes e jogadores ouvidos pela reportagem não estão certos de que o Pato quer voltar a jogar.

Segundo a reportagem apurou, esses profissionais tentaram conversar diretamente com o pai de Pato, Geraldo Rodrigues, que hoje é o empresário do atacante, mas não tiveram retorno. O UOL também tentou contato com o representante, que não respondeu.

Mas pato tem múltiplos talentos, além do futebol...

Mostra que tem talento para ser modelo representando marcas como Vivara e Tommy Hilfiger em anúncios de relógios.

Poderia, também, fazer pontas nas transmissões do SBT, que exibe os jogos da Libertadores. Apesar de já ter participado de programas da emissora do sogro Silvio Santos, como o Roda a Roda, Pato preferiu, por enquanto, não aceitar convites para as transmissões.

A avaliação do canal é que o atacante tem jeito com a câmera. O UOL apurou que houve uma tentativa de convencê-lo a comentar um ou outro jogo da libertadores por isso. Como é da família, o SBT segue aberto para receber o atacante caso ele mude de ideia.

Como o Inter também é "família", time que revelou Pato, as portas também não se fecharam totalmente por lá, apesar de, no momento, não haver perspectiva real de retomada do negócio.

Reportagem e roteiro: Karla Torralba e Marinho Saldanha

Publicado em 10 de novembro de 2020.