Topo

Slater pega prancha emprestada e perde na estreia em SC

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

27/06/2009 17h25

O norte-americano Kelly Slater perdeu a sua estreia neste sábado na etapa brasileira do WCT (Circuito Mundial) de surfe, em Santa Catarina, na Praia da Vila, em Imbituba. Slater teve que surfar com prancha emprestada porque sua bagagem foi extraviada durante a viagem para o Brasil e acabou derrotado para o compatriota Tim Reyes.

KELLY SLATER CAI NA ESTREIA EM SC
Crédito
O norte-americano Kelly Slater teve a bagagem extraviada e emprestou a prancha
Nilton Santos (WCT Brasil)
O australiano Mick Fanning realizou a melhor apresentação na rodada de estreia
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SURFE
SLATER É ATRAÇÃO DO WCT

Slater emprestou a prancha do havaiano Fredrick Patacchia. Além disso, o maior ídolo do esporte ainda perdeu uma conexão e só chegou em Imbituba por volta das 23h de sexta e teve pouco tempo para se recuperar da viagem. No final de tarde, sua bagagem foi localizada e deve chegar em Florianópolis ainda no sábado.

Além de Slater, outros favoritos também vão ter que encarar a repescagem neste domingo, como o brasileiro Adriano de Souza, o norte-americano C. J. Hobgood e o sul-africano Jordy Smith. Já o líder do ranking, Joel Parkinson, estreou com vitória e agora o único que pode lhe tirar a primeira posição no ranking é o vice Taj Burrow.

O australiano Mick Fanning realizou a melhor apresentação na rodada de estreia da etapa brasileira do WCT, em Santa Catarina, na Praia da Vila, em Imbituba. Ele fez uma onda de 9,5 e registrou o maior placar do primeiro dia: 16,43 pontos.

"Foi alucinante essa onda. Assim que dropei, já passei a primeira sessão e vi que a onda ia ser boa, aí procurei acertar as manobras e finalizar bem a onda", contou Mick Fanning, que aprovou o formato antigo utilizado na etapa brasileira de Santa Catarina. Seria horrível vir até aqui, perder de cara e ter que voar de volta prá casa. Então, ter essa primeira fase prá treinar e aquecer é muito bom, dá mais uma chance pra quem não surfar bem no primeiro dia", completou.

Nenhum dos sete brasileiros que defendem o país em Imbituba conseguiu vencer sua bateria no sábado. Com isso, todos vão disputar a repescagem, cuja primeira chamada está marcada para as 7h do domingo.

O paranaense Jihad Khodr perdeu para Bobby Martinez na terceira bateria, depois Adriano de Souza caiu junto com Neco Padaratz na sétima, o catarinense Guilherme Ferreira ficou em último na oitava, assim como o carioca Gustavo Fernandes na nona, o pernambucano Bernardo Pigmeu na décima e o cearense Heitor Alves na 13ª, quando foi encerrada a participação nacional na primeira fase.

"As condições do mar estão super boas para iniciar o evento, pena que não me achei lá fora e bom que o evento está rolando no formato antigo, então tenho mais uma chance para o campeonato começar para mim", disse Adriano de Souza. "Me preparei bastante para esse campeonato, as pranchas estão boas e vamos ver se consigo fazer uma ótima campanha daqui para frente. O Kekoa pegou boas ondas nessa minha primeira bateria e mereceu vencer", acrescentou.