Topo

Com ondas pequenas na Praia da Vila, etapa do WCT é adiada nesta terça

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

30/06/2009 11h15

As previsões para esta terça-feira se concretizaram, e o dia amanheceu com ondas muito pequenas na Praia da Vila para a continuação do Hang Loose Santa Catarina Pro 2009. As séries não passaram de meio metro de altura. Com isso, a próxima chamada para a terceira fase foi marcada para as 7h30 desta quarta-feira, em Imbituba.

O vento sul já começou a agir e deve mudar o tempo e as condições do mar para um possível reinício da competição nesta quinta-feira. A etapa brasileira do ASP World Tour tem prazo até domingo para ser encerrada e precisa de um mínimo de dois dias de boas ondas para ser finalizada. Dos 48 participantes, 32 vão disputar classificação para as oitavas-de-final do quarto desafio da temporada, com o defensor do título em Imbituba, Bede Durbidge, escalado na primeira bateria da terceira fase.

"Conforme estava previsto, o vento sul já entrou com swell de sudoeste, jogou a ondulação mais para o meio da praia, na quarta-feira começa a virar para sul/sudeste e, para a quinta-feira, acho que o mar alinha com esta ondulação sul/sudeste que é a melhor para a Praia da Vila", explica o diretor de prova, Xandi Fontes. "Começamos o evento com ondas grandes no fim de semana e provavelmente vamos terminar com ondas menores, mas com boa qualidade".

Apesar das ondas pequenas, vários surfistas entraram no mar para treinar na terça-feira ensolarada. Um deles foi Mick Fanning, único bicampeão da história da etapa brasileira do ASP Tour em Santa Catarina. "Está divertido, dá pra fazer uma, duas manobras, mas depois a onda acaba", contou o australiano, que vai disputar a 15ª e penúltima bateria da terceira fase, contra o havaiano Roy Powers.

"Não tem muita onda, só uma condição mínima mesmo. Comparando com os primeiros dias, acho que o adiamento foi uma boa decisão. Ainda temos um bom prazo pela frente, então foi bom adiarem o campeonato", aprovou o número 3 do ranking.

Ninguém conseguiu bater os 16,43 pontos que Mick Fanning somou em sua estréia no sábado. Ele permaneceu com o recorde de placar do Hang Loose Santa Catarina Pro 2009, mas o também australiano Chris Davidson aumentou o de nota para 9,57, superando o 9,5 recebido na melhor onda surfada por Fanning na Praia da Vila.

Três brasileiros estão entre os 32 surfistas que chegaram à terceira fase, todos classificados através da repescagem realizada no domingo. O cearense Heitor Alves disputa a segunda vaga para as oitavas-de-final contra o norte-americano Damien Hobgood, que já faturou o título da etapa brasileira do ASP Tour em Imbituba em 2005.

O paulista Adriano de Souza defende a quinta posição no ranking contra o sul-africano Greg Emslie no quarto duelo do próximo dia do Hang Loose SC Pro. Por fim, o catarinense Neco Padaratz vai encarar o líder da temporada 2009, Joel Parkinson, na oitava bateria da terceira fase.