Topo

Mineirinho bate recorde de pontos em SC; Slater faz melhor resultado do ano

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

02/07/2009 18h14

A quinta-feira foi inaugurada com vitória do defensor do título da etapa brasileira do WCT (Circuito Mundial), Bede Durbidge, mas o paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, foi o primeiro grande destaque do dia. Ele aumentou para 16,53 o recorde de pontos do campeonato e foi o único brasileiro a passar para as oitavas de final. Enquanto isso, Kelly Slater comemorou o melhor resultado no ano até aqui, pois esta foi a primeira vez que ele ultrapassou a terceira fase nesta temporada.

FERAS VÃO ÀS OITAVAS DE FINAL
Nilton Santos/WCT
Kelly Slater comemorou o melhor resultado no ano até aqui nesta temporada 2009
Nilton Santos/WCT
Mineirinho aumentou o recorde de pontos do torneio e foi o único brasileiro a avançar
Nilton Santos/WCT
Joel Parkinson não também avançou e se garantiu na liderança do ranking da ASP
TESTE O QUE SABE SOBRE A ETAPA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SURFE

"Dentro de mim, até parece que venci o campeonato depois dessas derrotas", afirmou Kelly Slater. "É uma posição diferente para mim e isso faz com que eu sinta mais vontade de vencer, surfando até de uma maneira mais defensiva, pois perder agora e ir para casa não seria a melhor coisa para mim. A única vantagem de não estar entre os primeiros do ranking é que vindo de trás você pode surfar mais relaxado, sem tanta pressão, o que pode ser positivo", completou.

Slater também aprovou a mudança de data da etapa brasileira do WCT de outubro/novembro para o inverno. "Nesta época já deu para notar que as ondas são melhores, apesar de que você não vê tantos biquínis na areia, é um pouco mais frio, além do que o evento agora é no início da temporada e todos estão aqui, como eu. Aliás, estava até pensando em dar um tempo depois dos três resultados ruins no início do ano, mas decidi vir porque no ano passado já não vim para cá e não queria que a torcida brasileira ficasse decepcionada comigo mais uma vez", disse Slater.

Apenas três brasileiros competiram na terceira fase. O cearense Heitor Alves foi facilmente batido pelo americano Damien Hobgood por 12.00 x 4.50 pontos. Já o catarinense Neco Padaratz deu muito trabalho para o australiano Joel Parkinson, que venceu o duelo por meio ponto de diferença no placar de 15,17 x 14,67 pontos. Neco começou bem com uma nota 7,67 e depois ainda tirou um 7,00, mesma nota que Parkinson garantiu a vitória depois do 8,17 na melhor onda surfada na bateria. Com a classificação, Joel não perde mais a liderança do ranking no Brasil.

Kelly Slater agora vai enfrentar Tom Whitaker nas oitavas-de-final que abrem a sexta-feira, que pode ser o último dia da etapa. A primeira chamada está marcada para as 7h, com a primeira bateria devendo ser iniciada as 7h30s e a grande final entrando por volta das 15h na Praia da Vila.

Adriano de Souza vai tentar acabar com um longo jejum de 11 anos sem vitórias brasileiras em casa. A última foi conquistada em 1998 pelo paranaense Peterson Rosa na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

"Sei que existe essa pressão, é uma coisa que todos querem e eu também, mas não é tão simples assim porque todos os surfistas estão aqui para vencer também", ressaltou. "Eu nunca tinha passado da terceira fase em Santa Catarina, então já quebrei um tabu hoje e isso me deu mais ânimo para enfrentar o Jeremy [Flores] amanhã. Ele fez a final aqui no ano passado, ficou em segundo lugar, é um grande surfista da nova geração também como eu e espero que toda a torcida esteja do meu lado como foi hoje, finalizou Mineirinho.