Slater frustra Mineirinho na decisão e leva o título do WCT Brasil
A final que todos sonhavam se concretizou na etapa brasileira do campeonato mundial de surfe. O paulista Adriano "Mineirinho" de Souza encarou o norte-americano nove vezes campeão do mundo Kelly Slater na decisão, e por pouco não quebrou um jejum que já dura 11 anos sem vitória de brasileiros no WCT Brasil.
Mineirinho mostrou categoria e pressionou Slater no começo, mas ficou com o vice |
Mas Slater desencantou no final da bateria e acabou com sonho brasileiro em Imbituba |
QUIZ SOBRE O WCT BRASIL |
VEJA FOTOS DA DECISÃO DO WCT |
Mesmo com a derrota, Mineirinho deverá avançar para a vice-liderança do ranking do WCT, a elite do surfe. Já Kelly Slater, que vinha de três resultados ruins na temporada, subiu para a nona colocação.
Slater mostrou porque é o maior nome do esporte e assegurou o título nos minutos finais da bateria, que vinha sendo dominada pelo brasileiro. Com uma nota 9,27 faltando menos de sete minutos para o fim, o norte-americano reverteu a desvantagem e complicou a situação de Mineirinho, que não teve tempo de reagir.
A final histórica aconteceu na Praia da Vila, em Imbituba, sul de Santa Catarina. Em um dia ensolarado, mas com poucas ondas, Slater conseguiu um título que o coloca de novo na briga no WCT. Nas três primeiras etapas, o norte-americano não conseguiu resultados expressivos.
E Mineirinho esteve bem perto de conseguir sua primeira vitória sobre o astro, mas teve que amargar o vice-campeonato que prolonga o jejum brasileiro. O último surfista do país aa vencer uma etapa no Brasil foi Peterson Rosa, campeão no Rio de Janeiro em 1998.
Pelo menos, o brasileiro mostra regularidade ao conseguir seu segundo vice-campeonato na temporada, e a torcida pôde ver baterias emocionantes, que começaram já nas semifinais, quando Mineirinho eliminou o atual líder do ranking do WCT, o australiano Joel Parkinson.
Algoz do brasileiro na decisão da etapa de abertura do mundial, Parkinson levou o troco na Praia da Vila. Mineirinho conseguiu uma vitória nos detalhes e se vingou do australiano, somando 14,97 contra 13,86 do rival na bateria.
Depois, foi a vez de Kelly Slater enfrentar o compatriota C.J. Hobgood por uma vaga na final. Com poucas duas ondas surfadas, o eneacampeão mundial superou o adversário por 12,16 contra 9,83, se classificou para a final e gerou expectativa em Imbituba.
Maior atração do campeonato, Slater esbarrou em um vibrante Mineirinho, que no começo da bateria aproveitava o embalo da torcida e, com uma nota 8 nos primeiros dez minutos, pressionou o norte-americano.
Slater reagiu aos poucos, e deixou o seu melhor para o final. Em suas duas últimas ondas, ele anotou nada menos do que 9,27 e 8,67 na seqüência, ao mesmo tempo em que as ondas baixaram na Praia da Vila. Mineirinho tentou reagir, mas foi impedido pelo próprio Slater, que chegou antes do brasileiro na onda e assegurou o caneco com vitória por 17,94 a 14,67.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.