Topo

Parkinson administra ponta na 6ª etapa do WCT; Mineirinho busca 2º posto

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

12/09/2009 07h00

O australiano Joel Parkinson chega à sexta etapa do WCT (Circuito Mundial de surfe), em Trestles, na Califórnia (EUA), com a liderança absoluta do ranking. Mesmo se não pontuar na competição que começa neste domingo, o surfista vai para a próxima etapa, na França, na ponta da disputa. Enquanto isso, o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, tem a chance de tomar a segunda colocação do norte-americano C.J. Hobgood.

ATÉ AGORA SÓ DEU PARKINSON
Karen Wilson/AFP
O australiano Joel Parkinson já venceu três etapas até agora no Circuito Mundial
Gold Coast (AUS) 1º lugar
Bells Beach (EUA) 1º lugar
Teahupoo (Taiti) 9º lugar
Santa Catarina (BRA) 3º lugar
Jeffreys Bay (AFS) 1º lugar
MUNDIAL DE LONG PASSA PELO BR
LEIA MAIS SOBRE SURFE

Joel Parkinson lidera o ranking com 5.076 pontos e é seguido à distância por Hobgood (3.672 pontos) e Mineirinho (3.616). O australiano terminou três etapas em primeiro, uma em terceiro e uma em nono. O título da etapa vale 1.200 pontos, ou seja, mesmo se o norte-americano subir no topo do pódio em casa e o australiano não tiver um bom desempenho, a liderança do ranking não sofrerá alteração.

O brasileiro Mineirinho terá que ter um bom desempenho na Califórnia. Se por um lado ele pode acabar a etapa na segunda colocação, por outro, ele pode cair bastante no ranking. Isso porque, até o oitavo colocado Kelly Slater, não há ninguém abaixo dos 3.000 pontos. Joel Parkinson à parte, a disputa está bastante acirrada.

O eneacampeão mundial Kelly Slater parece ter se focado mais na competição. Com tantos títulos na bagagem, o "fenômeno" do surfe não foi bem nas três primeiras etapas (Gold Coast e Bells Beach, na Austrália, e Teahupoo, no Taiti) e acabou todas com a pontuação de 17º colocado.

No entanto, Slater reencontrou o pódio em Santa Catarina, quando fez um duelo histórico para os brasileiros e derrotou Mineirinho na final. Em Jeffreys Bay, na África do Sul, Slater fez pontuação de nono, mas há quem diga que, faltando cinco etapas para o final do Circuito, ainda dá tempo dele "incomodar" bastante os líderes.