Topo

Brasileiro Heitor Alves vence bateria e avança na 6ª etapa do WCT

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

13/09/2009 23h44

O cearense Heitor Alves foi o grande nome brasileiro no primeiro dia de competições da sexta etapa do WCT (Circuito Mundial de surfe), em Trestles, na Califórnia (EUA), neste domingo. Heitor venceu a 16ª bateria com 14,57 pontos e avançou direto para o terceiro round do evento.

Com a boa performance do brasileiro, que soube escolher as ondas certas apesar do forte calor e do vento que atrapalhavam, o australiano Kieren Perrow, com 11,44 pontos, e o havaiano Roy Powers (4,17) foram para a repescagem.

O paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, e o paranaense Jihad Khodr decepcionaram e não tiveram o mesmo desempenho do compatriota. Eles conseguiram notas baixas e terminaram na terceira colocação de suas baterias. Apesar disso, eles terão nova chance na repescagem.

Com 8,86 pontos, Jihad ficou atrás do havaiano Fredrick Patacchia (11,97) e do australiano Josh Kerr (11,33) na 13ª bateria. Já Mineirinho teve atuação ainda pior, levou nota 6,16 e não foi páreo para o norte-americano Dane Reynolds, com 14,84 pontos, e o australiano Phillip MacDonald, com 11,47 pontos, na sexta bateria.

Atual líder do ranking, o australiano Joel Parkinson também foi mal no primeiro round e caiu para a repescagem. Mas, se recuperou e abriu o segundo round com vitória sobre o havaiano Kai Barger.

Mas o dia foi mesmo de Kelly Slater, defensor do título da etapa. Slater encontrou situações adversas, mas conseguiu lidar com a situação e teve as duas melhores notas do dia (9,00 e 9,50).

No somatório, Slater ficou com 18.50, deixando o australiano Adrian Buchan e seu compatriota Rob Machado na repescagem. "Essas duas ondas eram provavelmente as duas melhores de todos os dias", comemorou.