Topo

Mick Fanning conquista 6ª etapa do WCT e assume o 2º posto do ranking

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

20/09/2009 12h11

Mick Fanning venceu no sábado a etapa de Trestles, na Califórnia, do WCT (Circuito Mundial de surfe). O australiano derrotou o norte-americano Dane Reynolds na decisão, depois de passar por Kelly Slater nas semifinais. Fanning agora é o novo vice-líder do ranking, tomou o posto de C.J. Hobgood, que caiu para quarto. Adriano de Souza, o Mineirinho, continua em terceiro lugar, após a derrota para Bede Durbidge nas quartas-de-final, mesma fase que parou Heitor Alves, diante de Kelly Slater.

Reuters
Mick Fanning derrotou Dane Reynolds na decisão, após passar por Slater na semi
LEIA MAIS SOBRE SURFE
VEJA OS CÃES SURFISTAS

Com a saída precoce de Joel Parkinson na terceira fase do ASP Tour dos EUA, Mick Fanning agora diminuiu a grande vantagem do líder para menos de 1.000 pontos. O australiano conseguiu quebrar um longo jejum de vitórias que durava desde novembro de 2007, quando festejou o título mundial no alto do pódio do em Santa Catarina, conquistando o bicampeonato na etapa brasileira do WCT.

O fim do tabu veio na melhor hora, no evento que ofereceu o maior prêmio da história do circuito mundial, US$ 105 mil (cerca de R$ 190 mil). Dane Reynolds chegou até a ser apontado como favorito pelas grandes apresentações no sábado, mas ficou com o segundo lugar.

"Hoje, o que ele [Reynolds] fez aqui é só o começo do que nós veremos nos próximos anos, então obrigado por inspirar todos nós", afirmou Mick Fanning, "Você não pode imaginar só pegar onda perfeita, mas tivemos bons momentos hoje e o Dane [Reynolds] mostrou isso durante o dia", destacou o australiano, que saltou da sétima para a segunda posição no ranking, com 936 pontos de distância do líder Joel Parkinson.

"Para você ganhar um evento, tem que bater todo mundo. Não foi só do Kelly [Slater] que eu ganhei, tem que vencer todo mundo. O Kelly foi uma parte do caminho e fiquei feliz em fazer a final com o Dane", disse Fanning após a vitória em Trestles.

Só Mick Fanning poderia tirar a vice-liderança do ranking que Adriano de Souza chegou a assumir após a surpreendente eliminação de C. J. Hobgood nas oitavas pelo novato Michel Bourez, do Tahiti. Mineirinho já tinha vencido o australiano Josh Kerr e ultrapassou C. J. Hobgood mesmo com a derrota para Bede Durbidge em uma bateria de poucas ondas surfadas. O placar foi definido por décimos de diferença. Os dois receberam nota 7,5 em suas melhores ondas, mas o australiano somou um 7,33 contra um 7,00 do brasileiro na segunda nota computada.

O grande destaque do último dia foi Dane Reynolds, que atingiu 18,20 pontos de 20 possíveis com as notas 9,70 e 9,67 que recebeu contra o também californiano Taylor Knox na segunda disputa das quartas de final.

"Você não pode ganhar a sua primeira final, você pode?", questionou Dane Reynolds. "Eu não estava sentindo-me bem antes da final. Não sou acostumado a surfar tanto em um só dia e já era a quarta bateria que eu disputava. Ás vezes, eu surfo bastante, mas não muitas baterias, que é diferente de quando você só fica pegando onda. Infelizmente, não deu muita onda boa nesse evento, mas até que o mar apresentou bons momentos no último dia. Eu estava meio desanimado com tantos resultados ruins esse ano, mas eu gosto de competir e fiquei feliz com o meu dia hoje", destacou Reynolds.