Topo

Mineirinho passa à terceira fase em Mundaka; Jihad para em Kelly Slater

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

12/10/2009 16h58

Após seis dias consecutivos sem competições em Mundaka, a 8ª etapa do Circuito Mundial de surfe finalmente pode ter prosseguimento nesta segunda-feira. E o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, finalmente pode estrear na Espanha. A segunda-feira também foi marcada pela eliminação do australiano Joel Parkinson, que perdeu a liderança do WCT para seu compatriota Mick Fanning.

EFE
Assim como o brasileiro Jihad, Marcos San Segundo foi eliminado nesta segunda-feira
FOTOS DESTA SEGUNDA EM MUNDAKA
MAIS NOTÍCIAS DE SURFE

Com pontuação de 11.63 em sua estreia em Mundaka, Mineirinho bateu o sul-africano Greg Emslie, que só conseguiu um 10.37. Na terceira fase da competição, o sexto colocado do ranking irá enfrentar o norte-americano Taylor Knox, 10º do mundo.

Mesmo com a terceira melhor pontuação do dia, o outro brasileiro na disputa, Jihad Khodr, não conseguiu passar pelo multicampeão Kelly Slater. Ao marcar 17.84 de possíveis 20 pontos, o norte-americano teve a melhor atuação do dia e eliminou Jihad, que conseguiu um ótimo 15.30.

Apesar de sofrer com uma contusão no joelho, Slater, de 37 anos, teve uma grande atuação nesta segunda-feira. "Não teria surfado se o campeonato tivesse rolado ontem. Meu joelho está inflamado, e há dois dias eu nem conseguia andar. Mas consegui um antiinflamatório que deu resultado", disse o surfista nove vezes campeão mundial, que vai enfrentar o australiano Tom Whitaker na próxima fase.

Na briga pelo título de 2009, Mick Fanning levou a melhor sobre Joel Parkinson. Vencedor das últimas duas etapas do WCT, o campeão de 2007 passou pelo sul-africano David Weare nesta segunda na Espanha. Agora, ele está 44 pontos à frente de Parkinson, que foi eliminado pelo também australiano Drew Courtney.

"Não estou pensando nisso [no título de 2009]. Foi apenas a minha primeira bateria. Se quiser ser campeão, tenho que continuar vencendo, e é só nisso que penso. Ainda tenho um longo caminho pela frente", disse Fanning, que enfrentará o havaiano Fredrick Patacchia na terceira fase.