Topo

Após bater Slater, Mineirinho vence Davidson e leva seu 1º título no WCT

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

13/10/2009 13h27

O brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, conquistou nesta terça-feira o seu primeiro título em uma etapa do WCT (Circuito Mundial de surfe). Depois de alcançar dois vices em 2009 (Gold Coast e Santa Catarina), o surfista paulista enfim conseguiu a primeira colocação ao derrotar o australiano Chris Davidson por 16,40 a 11,83, na praia de Sopelana, na Espanha.

"Eu não tenho palavras para expressar o quão feliz eu estou agora", disse Mineirinho. "Eu trabalhei duro para isso. Finalmente vencer, em Mundaka, onde a cultura é tão rica e as pessoas amam muito o surfe, é uma coisa incrível. Este é o dia mais especial da minha vida", completou.

Antes de chegar à decisão, o brasileiro devolveu a derrota da final da etapa brasileira, em Imbituba, sul de Santa Catarina, ao norte-americano Kelly Slater. Mesmo com o joelho machucado, Slater deu trabalho para Mineirinho na semifinal, mas o brasileiro venceu por 16,00 a 15,93.

Para chegar à final, Mineirinho passou pelo sul-africano Greg Emslie, pelo norte-americano Taylor Knox e por Fredrick Patacchia, do Havaí, além de Kelly Slater. O australiano Chris Davidson também buscava o seu primeiro título no WCT, mas não foi desta vez.

"As condições foram difíceis neste evento, mas nós surfamos as melhores ondas possíveis. Davo [Chris Davidson] é um surfista forte e ele está atrás de uma vitória há tanto tempo. Quando ele venceu o C.J. [Hobgood] na semifinal, eu sabia que seria uma batalha. Eu consegui pegar as melhores ondas hoje e por isso eu ganhei", explicou o brasileiro.

Com este resultado, o brasileiro vai voltar a figurar entre os cinco melhores do ranking da ASP (Associação dos Surfistas Profissionais). O título na Espanha vai deixar Mineirinho (5.773 pontos) na terceira colocação, atrás dos australianos Joel Parkinson (6.306) e Mick Fanning (6.350), passando C.J. Hobgood (EUA), Bede Durbidge (AUS) e Kelly Slater (EUA).

"Eu não estou pensando no título mundial agora. Eu estou apenas aproveitando a minha vitória. Esta foi a maior vitória da minha carreira e tenho muita confiança para ir para os próximos eventos", afirmou o campeão.

O último brasileiro a ganhar uma etapa do WCT havia sido Bruno Santos, no ano passado, em Teahupoo, no Taiti, quando atuou como convidado do evento.

Inicialmente, a oitava etapa do WCT estava sendo disputada em Mundaka. No entanto, por falta de ondas, os organizadores do evento transferiram a competição para a praia de Sopelana, cerca de 40 km do local.