Topo

Silvana Lima vence bateria e avança na etapa de Sunset Beach do WCT

Do UOL Esporte

Em São Paulo

28/11/2009 00h13

A brasileira Silvana Lima começou bem sua participação na etapa de Sunset Beach, no Havaí, a penúltima do WCT. Vice-líder do circuito mundial do surfe feminino, ela venceu sua bateria na primeira etapa e viu Bruna Schmitz também passar de fase, enquanto Jacqueline Silva obteve pontuação mais baixa entre as 20 competidoras.

Silvana conquistou a terceira bateria ao obter 9,17 pontos, a maior entre as competidoras. Já Bruna, que aparece no 14º lugar da temporada do WCT, fechou com 5,57 – uma pontuação relativamente baixa, mas suficiente para lhe garantir na segunda posição do primeiro grupo.

Jacque Silva foi pior na segunda bateria. A brasileira recebeu apenas 1,53 e foi a pior das 20 surfistas em ação na praia havaiana, mas aproveitou a oportunidade na repescagem e avançou às quartas de final. Na mesma disputa, a australiana Stephanie Gilmore, principal adversária de Silvana e líder da temporada, obteve 8,90, ficou com o segundo lugar e prosseguiu nem Sunset Beach.

Apesar da classificação de Gilmore, outra rival da brasileira segunda colocada do WCT deu vexame. Terceira colocada do ranking, a peruana Sofia Mulamovich foi a última colocada da bateria cinco desta sexta, ao receber a pontuação de 2,07.

As disputas em Sunset Beach tiveram início com três dias de atraso. Por conta do mar agitado no Havaí na terça e na quarta-feira, os organizadores haviam optado por adiar as baterias. A quinta-feira também foi de descanso, por conta de um feriado local.