Topo

Silvana cai nas quartas e Gilmore conquista título mundial no Havaí

A australiana Stephanie Gilmore ficou em terceiro lugar em Sunset Beach e se tornou tricampeã - Reprodução/ASP
A australiana Stephanie Gilmore ficou em terceiro lugar em Sunset Beach e se tornou tricampeã Imagem: Reprodução/ASP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/11/2009 11h22

Três brasileiras chegaram nas quartas de final da etapa de Sunset Beach do WWT, o Circuito Mundial feminino, mas nenhuma delas conseguiu avançar. A maior decepção foi de Silvana Lima, que ainda viu suas chances de ser campeã acabarem enquanto a australiana Stephanie Gilmore assegurou seu terceiro título seguido da competição.

Vice-líder do ranking, a brasileira Silvana Lima caiu em uma bateria dominada pelas havaianas Alana Blanchard e Malia Manuel. “Sinto por ter eliminado a Silvana, mas também há muita coisa em jogo para mim. Se eu não for bem no final deste ano, fico fora do circuito no ano que vem. Este é o meu melhor resultado da temporada, então estou muito feliz”, comentou Blanchard, quarta colocada no evento.

A campeã Stephanie Gilmore ficou em terceiro lugar na etapa disputada no Havaí, somando 5.521 pontos no ranking. A vencedora foi a local Carissa Moore, de apenas 17 anos, que obteve sua primeira conquista no circuito mundial. Moore participou da eliminação da brasileira Jacqueline Silva na segunda bateria das quartas de final, avançando atrás da australiana.

A outra brasileira eliminada nas quartas de final foi Bruna Schmitz, terceira colocada na bateria que colocou nas semifinais a australiana Sally Fitzgibbons, que se tornou vice-campeã do evento, e a havaiana Coco Ho.

Nas quartas de final, cada uma das quatro baterias contou com quatro surfistas. As duas melhores avançaram para as semifinais, com mais duas séries. A final foi disputada pelas quatro mais bem colocadas da semi, tudo na madrugada deste domingo.

As disputas em Sunset Beach tiveram início com três dias de atraso. Por conta do mar agitado no Havaí no começo da semana, os organizadores adiaram as baterias. A quinta-feira também foi de descanso, por conta de um feriado local. No fim da semana, o mar baixou e o evento viu o domínio de duas havaianas (a vencedora Carissa Moore e a quarta colocada Alana Blanchard) e duas australianas (Sally Fitzgibbons em segundo lugar e a campeã Gilmore em terceiro).

Penúltima etapa da temporada, a competição em Sunset Beach era decisiva para as pretensões de título de Silvana Lima. O último evento acontece a partir do dia 8, em Maui, também no Havaí, onde a brasileira vai tentar garantir o vice-campeonato. Ela tem 4.548 pontos e está à frente de Coco Ho, com 4.117. O ranking ainda conta com Jacque Silva em décimo lugar com 2.509 pontos e Bruna Schmitz em 14º, com 2.010.

A catarinense Jacqueline ingressou na lista das 10 que são mantidas na divisão de elite, mas ainda vai ter que defender sua permanência na última etapa. A paranaense Bruna já confirmou mais um ano no grupo das dezesseis melhores surfistas do mundo pelo ranking do WQS.