Topo

Com campeonato decidido, Taj Burrow bate Slater e vence em Pipeline

Taj Burrow pega tubo e conquista a última etapa do WCT, em Pipeline, Havaí - Divulgação/ASP
Taj Burrow pega tubo e conquista a última etapa do WCT, em Pipeline, Havaí Imagem: Divulgação/ASP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/12/2009 16h52

O surfista australiano Taj Burrow conquistou nesta quarta-feira o título da última etapa do WCT, em Pipeline, no Havaí. Na final, o atleta derrotou o eneacampeão mundial Kelly Slater por 12.83 pontos, contra 7.10 do rival. O campeonato já havia sido conquistado por Mick Fanning durante a etapa.

“Eu estava apreensivo porque eu sabia que o Kelly [Slater] podia fazer qualquer coisa. Mesmo quando faltavam 20 segundos e eu tinha a prioridade, eu ainda estava com medo. Não tinha nada a perder naquele momento e tentei me soltar”, disse o campeão da etapa.

O brasileiro Adriano de Souza foi derrotado logo na terceira rodada, quando não resistiu à bela atuação do havaiano Flynn Novak e perdeu por 15.50 pontos a 14.34. A tríplice coroa havaiana ficou com o australiano Joel Parkinson, que perdeu o campeonato para Fanning em Pipeline.

Com os 1.200 pontos recebidos pelo título no Billabong Pipeline Masters, Taj Burrow tirou a quarta posição no ranking do brasileiro Adriano de Souza, que terminou num quinto lugar. Mineirinho não conseguiu superar a melhor colocação do Brasil na história do WCT, a de Victor Ribas, que foi o terceiro do mundo em 1999, no entanto já é apontado como um dos fortes candidatos ao título mundial do ano que vem.

Padaratz de volta

O catarinense Neco Padaratz vai reforçar o Brasil no circuito do WCT em 2010. Ele ficou fora da elite em 2009 para curar dores crônicas nas costas e volta junto com outro surfista que pediu licença neste ano, o havaiano Andy Irons, além do australiano Luke Stedman. Com a entrada de Neco, o Brasil passa a ter quatro representantes no grupo dos top-45. Adriano de Souza foi o único que permaneceu, o potiguar Jadson André e o catarinense Marco Polo se classificam entre os quinze indicados pelo ranking do WQS.