Topo

Entidade inicia tentativa de unificar ranking mundial de surfe a partir de 2010

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/12/2009 14h02

A ASP (Associação dos Surfistas Profissionais) informou nesta terça-feira que vai implantar em 2010 um ranking mundial unificado do WCT (elite) com o WQS (espécie de segunda divisão) para a categoria masculina. A tentativa do “ASP One Ranking” (como foi batizado) é fazer com que os grandes eventos da entidade - ASP Tour e os principais do WQS - determinem os surfistas que formarão a divisão de elite do esporte.

  • Divulgação/ASP

    A ASP vai tentar unificar o ranking do surfe mundial a partir de 2010, com mudanças nas regras

Os pontos no novo “ASP One Ranking” começam a ser computados no início da temporada 2010 no Peru, que abre o WQS com uma etapa nível 1 estrela em San Bartolo nos dias 15 a 17 de janeiro. No entanto, segundo a entidade, esta primeira temporada será o ano da transição, para que a ASP assegure-se de que os pontos estejam corretos no transcorrer dos eventos do WQS com os do WCT, até o fechamento do ranking no final do ano.

A partir de 2010, cada surfista passará a computar os seus oito melhores resultados no “ASP One Ranking”. Estes resultados podem ser de qualquer evento do WCT ou do WQS. No WCT 2011, os atletas começam a substituir os resultados de 2010, mas continuarão somando sempre os seus oito melhores resultados dos últimos 12 meses. Essencialmente, o ranking mudará constantemente durante toda a carreira dos atletas, pois os anos subsequentes funcionarão da mesma maneira.

Por exemplo, se um surfista computar o resultado do Quiksilver Pro Gold Coast 2010 e conseguir um melhor no mesmo evento em 2011, só poderá registrar um deles no “ASP One Ranking”. O sistema de ranking vai indicar os 32 surfistas que formarão o mais seleto grupo do ASP Dream Tour (como será chamado o WCT), que poderá ser modificado durante a temporada.

Os pontos para cada temporada serão finalizados assim que o calendário do ano seguinte for anunciado oficialmente. O campeão do mundo será determinado contando somente os resultados do ASP World Tour. No entanto, a partir de agora, haverá uma maior renovação entre os candidatos ao título durante a temporada, ainda segundo a entidade.

Depois do quinto evento do WCT, o Billabong Pro Teahupoo no Tahiti, a elite será reduzida para os 32 primeiros dos 45 que se qualificaram para o início da temporada. Depois da etapa final do WCT (o Billabong Pipeline Masters no Havaí), a ASP determinará o novo grupo dos 32 surfistas para a elite de 2011, que deverá ser formado pelos 22 primeiros colocados no ranking final do ASP World Tour 2010, com os dez do “ASP One Ranking”.