Topo

Heitor Alves vence em Paracuru e assume liderança do WQS

Do UOL Esporte

Em São Paulo

31/01/2010 20h36

Heitor Alves foi o grande vencedor do Maresia Surf International em Paracuru, primeira etapa do WQS 2010, que terminou na tarde deste domingo. Com a vitória, o surfista de Fortaleza assumiu a liderança do ranking da divisão de acesso do Circuito Mundial e faturou um prêmio de US$ 20 mil (cerca de R$ 36 mil). Na segunda colocação ficou outro brasileiro, o catarinense Alejo Muniz.

  • Diego Freire/ZDL/Divulgação

    O brasileiro Heitor Alves comemora o título da etapa de Paracuru do WQS, no Ceará

O potiguar Alan Jhones e o havaiano Sebastien Ziets terminaram em terceiro lugar e completaram o pódio. A entrega dos troféus foi acompanhada por cerca de duas mil e quinhentas pessoas, que lotaram as areias da praia do Ronco do Mar, local da disputa. O público carregou Heitor Alves até o pódio enquanto um grupo de crianças de um grupo de maracatu embalava a todos com o ritmo nordestino.

"Essa vitória foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido. Começar bem a temporada é super importante e me dá mais confiança para eu conquistar meu objetivo, que é retornar para o WCT (principal circuito do Mundial)", afirmou Heitor Alves. Ele competiu no principal circuito do "tour" da ASP em 2007 e 2008. "Nunca vi uma torcida tão grande torcendo para um cara só. Também não poderia ser diferente, já que estou em casa", disse o vencedor, que mora na capital cearense, mas frequenta Paracuru desde criança.

A bateria final foi emocionante, com Heitor Alves e Alejo Muniz obtendo notas altas em todas as ondas que surfaram. Contudo, segundo os juízes, o cearense foi superior na soma das duas melhores ondas e se sagrou vencedor com uma diferença de apenas 0,7. O representante do Ceará conseguiu uma somatória de 16,07 (em 20 possíveis) contra 16,00 de Alejo Muniz, que, além do segundo lugar, obteve a nota (9,67) e a somatória (17,77) da competição. "Tudo o que eu queria era começar o ano bem e consegui", declarou o catarinense.

O havaiano Sebastien Zietz, que dividiu a terceira colocação com Alan Jhones, esbanjou simpatia ao dizer que vai levar boas recordações de Paracuru. "Adorei tudo o que aconteceu aqui. Consegui o melhor resultado de minha carreira, surfei boas ondas e me divertir bastante. Sem falar que este lugar é lindo, as mulheres são bonitas e o povo é muito acolhedor", afirmou o estrangeiro mais bem colocado nas ondas da praia do Ronco do Mar, que está no Brasil pela primeira vez.