Topo

Silvana Lima representa o Brasil na coroação dos melhores de 2009

Silvana Lima recebe premiação pelo vice-campeonato do Circuito no ano passado - Kirstin Scholtz/ASP/Divulgação
Silvana Lima recebe premiação pelo vice-campeonato do Circuito no ano passado Imagem: Kirstin Scholtz/ASP/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

26/02/2010 15h37

Os melhores surfistas do mundo marcaram presença no Gold Coast Convention Centre para o ASP World Champions Crowning 2009, evento de coroação dos campeões mundiais da ASP e dos destaques da última temporada. Os australianos Mick Fanning, 28 anos, e Stephanie Gilmore, 22, foram as maiores estrelas, com a cearense Silvana Lima, 25, representando o Brasil pelo segundo vice-campeonato seguido no ASP Women's Tour.

Kelly Slater, 38 anos, eneacampeão mundial e sexto no ranking do ano passado, atrás do novo integrante do seleto grupo dos top-5, Adriano de Souza, compareceu para gentilmente entregar o seu troféu de número 1 do mundo para Mick Fanning. Já Stephanie Gilmore não largou o caneco desde que estreou na elite, completando um tricampeonato consecutivo em 2009.

Os vice-campeões mundiais, Joel Parkinson, 28, e Silvana Lima, 25, também foram homenageados e ambos discursaram destacando a evolução do esporte e as mudanças que estão sendo implantadas nesta temporada.

No Longboard, o australiano Harley Ingleby, 26 anos, garantiu a posse do título e a norte-americana Jennifer Smith, 23 anos, foi a melhor do mundo nos pranchões no ano passado. Outros premiados foram o francês Maxime Huscenot, 17 anos, da Ilha Reunião, e a australiana Laura Enever, 18 anos, que receberam os troféus de campeões mundiais Pro Junior da ASP, últimos da temporada 2009 a serem decididos, em janeiro deste ano na Austrália.

O norte-americano Dane Reynolds, 24 anos, e a sul-africana Rosanne Hodge, 22, também foram chamados para serem condecorados com o “ASP Most Improved Awards” de destaques da temporada. E os havaianos Kekoa Bacalso 24, e Coco Ho, 18, ganharam o “ASP Rookie of the Year” como estreantes do ano na corrida dos títulos mundiais.

Coco Ho foi homenageada pela segunda vez, pois já havia subido para receber o troféu de número 1 do ASP Women's Qualifying Series – WQS 2009, junto com o australiano Daniel Ross, 27, uma das novidades no ASP World Tour 2010, que será inaugurado neste final de semana com o Quiksilver Pro Gold Coast, na Austrália.

O australiano Kieren Perrow, 33, top-13 no ranking do ano passado, foi agraciado com o “ASP Peter Whitaker Award” (nome do falecido dirigente da ASP) pelos bons serviços prestados para a prática do surfe. Perrow foi voz ativa para as melhorias que estão sendo aplicadas a partir do ASP World Tour 2010.

A heptacampeã mundial Layne Beachley, 37, foi homenageada com o “ASP Life Membership”, apesar de não ter conseguido comparecer, por estar participando das Olimpíadas de Inverno em Vancouver, no Canadá.