Topo

Gilmore conquista título na Gold Coast e é a nova recordista da etapa

A australiana Stephanie Gilmore, 22 anos, conquistou mais um título da etapa da Gold Coast - Kirstin Scholtz/ASP/Divulgação
A australiana Stephanie Gilmore, 22 anos, conquistou mais um título da etapa da Gold Coast Imagem: Kirstin Scholtz/ASP/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/03/2010 14h48

A australiana Stephanie Gilmore, 22 anos, conquistou mais um título da etapa da Gold Coast, na segunda final seguida contra a havaiana Melanie Bartels, 27 anos. A abertura do ASP Women´s Tour 2010 foi encerrada no sábado de ondas irregulares de 2 a 3 pés e praia lotada em Snapper Rocks. A imensa torcida festejou com a surfista que conquistou os três títulos mundiais desde que entrou na elite da ASP, mantendo o primeiro lugar no ranking para o tetracampeonato em 2010.

"É definitivamente o início do sonho", disse Gilmore. "Eu realmente não esperava vencer hoje, porque as ondas não eram grandes e não consegui surfar como eu queria. Tenho certeza de que a Mel (Bartels) também sentiu isso, mas estou muito feliz por fechar o dia com a vitória", destacou.

Esta foi a terceira de Stephanie Gilmore na Gold Coast. A primeira em 2005, ganhou competindo na vaga de wildcard (convidada). Defendendo o título mundial, passou a ser a recordista de vitórias no Roxy Pro Gold Coast com o bicampeonato em 2009 e 2010.

"Defender o título do evento e de campeã mundial, coloca toda pressão em mim para vencer este campeonato, então foi ótimo que consegui vencer", observou Gilmore. "Todas estão querendo o título também e preciso ir mais concentrada ainda para o próximo evento, porque certamente vai ser cada vez mais difícil daqui pra frente”.

A australiana também destacou a boa participação de Melanie Bartels. “Ela apresentou manobras progressivas, surfando nos critérios do julgamento, competindo bem. Acredito que será uma das fortes concorrentes esse ano”.

Stephanie Gilmore começou o sábado ganhando a semifinal da nova geração com a havaiana Coco Ho, 19 anos. Mas Melanie Bartels igualou o placar Havaí x Austrália no duelo das mais experientes contra a campeã mundial de 2005, Chelsea Hedges, 26, a única mamãe do ASP Women´s Tour 2010.

"Eu tentei manter o foco e fiz o meu melhor. Não consegui vencer a final, mas estou contente com o resultado", disse Bartels. “Meu surfe estava bom, só que não consegui encontrar as ondas na final”, lamentou a havaiana.

A vice-campeã mundial Silvana Lima parou em Chelsea Hedges nas quartas de final e ficou em quinto lugar na Gold Coast. Mas, a cearense agora vai defender o título da próxima etapa, em Bells Beach, para tentar colocar seu nome na lista das candidatas para acabar com o reinado de Stephanie Gilmore.

O prazo de Bells Beach começa no dia 30 de março e vai até 5 de abril, em Victoria, saindo da quente Gold Coast para a gelada região sul da Austrália.