Topo

Segunda etapa do ASP World Tour começa com Taj Burrow em estado de graça

Taj Burrow venceu Jordy Smith na primeira etapa do ASP World Tour 2010, em Gold Coast - Kirstin Scholtz/ASP
Taj Burrow venceu Jordy Smith na primeira etapa do ASP World Tour 2010, em Gold Coast Imagem: Kirstin Scholtz/ASP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/03/2010 07h30

Começa nesta terça-feira a segunda etapa do ASP World Tour, na praia de Bells Beach, Austrália. Em casa, Taj Burrow fez a festa na primeira etapa, quando venceu a disputa em Gold Coast e entrará no mar como a grande estrela do momento.

Com 31 anos, o surfista tem dominado o Circuito. Nos últimos quatro meses venceu quase todos as provas mais importantes: vitórias no Billabong Pipeline Masters, em dezembro, ASP 4 Star Burleigh Pro Breaka, em fevereiro, Quiksilver Pro Gold Coast, no início do mês, e segundo lugar no ASP PRIME Drug Aware Pro, em Margaret River.

Sem nunca ter vencido um título, Burrow, que era tido como promessa que não vingou, passa a ocupar os holofotes e não parece se preocupar com a presão para finalmente vencer um torneio.

“Eu só estou tentando tudo que posso para me divertir e funcionar bem. Depois de vencer o Pipe Masters, eu senti um grande alívio da pressão sobre mim e minha carreira. A partir de agora, qualquer coisa que eu conseguir é um bônus”, afirmou.

Na estréia do ASP Word Tour, o jovem sul-africano Jordy Smith desbancou grandes como o eneacampeão Kelly Slater e deu trabalho para Burrow na final, o que pode se repetir na segunda etapa.

Adriano de Souza, o Mineirinho, Jadson André, Marco Polo e Neco Padaraz completam o time que entra na água representando o Brasil. Entre os brasileiros, Mineirinho foi o melhor na primeira prova, terminando em quinto. Jadson André ficou em 17º, enquanto Neco Padaratz e Marco Polo marcaram a 33ª colocação.

Entre as mulheres, a campeã da primeira etapa, Stephanie Gilmore, da Austrália, terá a dura concorrência da brasileira Silvana Lima, vencedora da prova em 2009 e que em Gold Coast caiu nas quartas de final. Bruna Schmitz, derrotada pela australiana Sally Fitzgibbons na primeira etapa, também estará na disputa.