Topo

Mineirinho avança e enfrenta Taj Burrow nas quartas de Bells Beach

Adriano de Souza passou para as quartas de final - Steve Robertson/Divulgação
Adriano de Souza passou para as quartas de final Imagem: Steve Robertson/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

07/04/2010 18h31

O paulista Adriano de Souza venceu as oitavas de final em Winkipop e enfrentará o líder do ranking, Taj Burrow, na primeira rodada das quartas de final de Bells Beach, na Austrália. O potiguar Jadson André também passou para as oitavas de final, mas o seu confronto com o californiano Bobby Martinez ficou para quinta-feira na Austrália.

Já o catarinense Neco Padaratz e o paulista Gabriel Medina pararam nas oitavas. Medina perdeu para o campeão mundial Mick Fanning e na disputa seguinte Neco foi barrado pelo também australiano Joel Parkinson, com ambos ficando em 17º lugar no segundo desafio do ASP Tour 2010.

Mineirinho e Jadson André foram uns dos melhores das ondas de quarta-feira em Winkipop, que fica bem próxima do palco principal do Rip Curl Pro em Bells Beach. Nas oitavas, Mineirinho despachou Fredrick Patacchia e agora vai encarar o número 1 disparado do ranking mundial para tentar chegar em sua primeira semifinal neste ano.

A tarefa não será fácil, pois Taj Burrow atropelou os adversários que encontrou pela frente na quarta-feira. Derrotou o também australiano Matt Wilkinson por 17,04 a 13,33 pontos e não tomou conhecimento do tricampeão mundial Andy Irons, eliminando o havaiano por 17,77 a 11,93.

O potiguar Jadson André também não deu qualquer chance para o veterano Taylor Knox, californiano da geração de Kelly Slater, os dois competidores mais experientes no grupo dos top-45 do ASP World Tour 2010. Ele começou forte, manobrando com velocidade e muita pressão de backside nas direitas de Winkipop e praticamente confirmou a classificação no início da bateria, com as notas 7,83 e 8,50 recebidas nas duas primeiras ondas que surfou. Depois, trocou o 7,83 pelo 8,03 da sua última apresentação, para selar a vitória por 16,53 a 14,37 pontos.