Topo

Ressaca da maré provoca adiamento do Brasil Surf Pro e adaptação de regras

Condições do mar em Ubatuba provocaram o adiamento da competição para sábado, às 8h - Fábio Minduim/Divulgação
Condições do mar em Ubatuba provocaram o adiamento da competição para sábado, às 8h Imagem: Fábio Minduim/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/04/2010 16h00

O mar continuou agitado nesta sexta-feira em Ubatuba para a continuação do Brasil Surf Pro. A comissão técnica checou outras praias da região e decidiu adiar a abertura da Divisão Principal do Circuito Brasileiro. Com isso, a competição retorna às 8h do sábado, na praia de Itamambuca. Além disso, o formato mudou para baterias de quatro competidores até a final nas duas categorias, masculina e feminina. O objetivo é terminar o torneio na manhã do domingo.

“Nós visitamos todas as praias e a única que tinha uma condição era o Perequê-Açú, mas estavam bem diferente, com ondas pequenas. Temos uma previsão do mar melhorar muito amanhã (sábado) aqui em Itamambuca, então resolvemos cancelar o campeonato hoje”, Afirmou Marcelo Andrade, diretor de prova do Brasil Surf Pro.

“Nós esperamos até a maré cheia pra ver se melhorava e não melhorou. De qualquer maneira, já temos dois palanques montados, um no Perequê, outro na Vermelha do Norte, então o campeonato rola amanhã de qualquer jeito. Acredito que aqui mesmo em Itamambuca, com o formato mudando para baterias de quatro atletas para a gente terminar o evento domingo às 13h”, acrescentou Andrade.

O diretor explicou que as ondas não tinham sequência boa para a prática do surfe. “A questão não é falta de onda, tem muita até e o que prejudica mais é a correnteza e o mar mexido demais. Observamos atletas internacionais, como o Wiggolly Dantas e o Alejo Muniz, que entraram pra surfar, em meia hora pegaram uma onda e não era boa, não abria, então fica muito feio o espetáculo. É a mesma coisa de uma partida de futebol em um campo alagado, onde até dá pra jogar, mas a bola não anda. É como aqui, condição de rolar o evento tem, mas a gente não vai ver ninguém surfar direito, então é preferível esperar pra ficar mais bonito”, disse.