Topo

Havaiana de 17 anos leva o título na Nova Zelândia; Silvana cai nas quartas

Carissa Moore, de 17 anos, levou o título da terceira etapa do ASP World Tour - Divulgação
Carissa Moore, de 17 anos, levou o título da terceira etapa do ASP World Tour Imagem: Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/04/2010 12h51

A nova geração mostrou a sua força no ASP World Tour feminino. A mais jovem das tops da elite, Carissa Moore, 17 anos, do Havaí, foi a vencedora na final da etapa inédita na Nova Zelândia, contra a australiana Sally Fitzgibbons, 19 anos. Elas deram um show nas boas ondas de 4 a 6 pés de altura da sexta-feira em Fitzroy Beach, New Plymouth. O placar da vitória da havaiana foi de 19,16 a 16,17 pontos de 20 possíveis, somando notas 9,33 e 9,83 logo nas primeiras ondas que surfou. A brasileira Silvana Lima caiu novamente nas quartas de final contra a australiana Chelsea Hedges.

  • Divulgação

    Sally Fitzgibbons foi muito bem na Nova Zelândia, mas não conseguiu segurar Carissa Moore

Carissa Moore já tinha um título no ASP World Tour feminino conquistado no final do ano passado, na etapa de Sunset Beach, no Havaí, quando entrou na vaga de convidada. A conquista na Nova Zelândia é a primeira como integrante da elite, agora marcando os 1.200 pontos para saltar da nona para a sexta posição na classificação geral da temporada. Enquanto isso, Sally Fitzgibbons assumiu a vice-liderança no ranking que continua com a tricampeã mundial Stephanie Gilmore na frente.

Fitzgibbons foi a recordista absoluta nos dois primeiros dias e aumentou a maior nota do campeonato para 9,83 quando derrotou na terceira quarta de final a peruana Sofia Mulanovich, que defendia o segundo lugar no ASP Tour. Até o seu recorde de pontos a australianinha ampliou de 18,07 para 18,33 pontos nessa bateria, contra 11,00 da peruana.

Na disputa seguinte, a brasileira Silvana Lima voltou a perder para a australiana Chelsea Hedges, que lhe barrou nesta mesma fase nas duas etapas que abriram a temporada na Gold Coast e em Bells Beach. Ela deu mais trabalho para a única mamãe do circuito mundial, mas não conseguiu quebrar o tabu, sendo eliminada por 14,83 a 13,30 pontos.

A peruana Sofia Mulanovich caiu da segunda para a quarta posição no ranking e a cearense perdeu só uma, foi da sétima para a oitava. Silvana Lima agora vai defender o título de campeã da próxima etapa em Sydney, na Austrália, na semana que vem, de 21 a 26, precisando de um ótimo resultado para entrar na briga do título mundial da temporada. Ela foi vice-campeã nos dois últimos anos, atrás apenas de Stephanie Gilmore.

A australiana perdeu sua invencibilidade esse ano para a convidada da Nova Zelândia, Sarah Mason, ainda nas oitavas de final. Mason passou pela compatriota Paige Hareb na sexta-feira, mas foi barrada pela campeã Carissa Moore nas semifinais. Na outra bateria, a mais experiente Chelsea Hedges terminou em terceiro lugar pela terceira vez seguida no ano. Por décimos de diferença, foi batida por Sally Fitzgibbons por 15,93 a 15,17 pontos.