Topo

Slater e Burrow travam duelo especial por liderança e hegemonia no Brasil

Kelly Slater tentará "roubar" a ponta de Taj Burrow e levar o seu 4º título no Brasil - Divulgação/ASP
Kelly Slater tentará 'roubar' a ponta de Taj Burrow e levar o seu 4º título no Brasil Imagem: Divulgação/ASP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/04/2010 07h00

Começa nesta sexta-feira a terceira etapa do ASP World Tour, no litoral de Santa Catarina, na praia da Vila, em Imbituba (SC). Atual detentor do título da competição, o eneacampeão Kelly Slater tentará a sua quarta conquista em território brasileiro. No entanto, ele terá pela frente um dos destaques do ano, Taj Burrow, que é o líder do ranking e, de quebra, também soma três taças em etapas no país. Dave Macaulay (AUS) é o maior vencedor no Brasil, com quatro conquistas, sendo que o último troféu dele foi conquistado em 1993, na Barra da Tijuca (RJ).

BURROW PODE PARAR SLATER NO BRASIL

  • Kirstin Scholtz/ASP

    O líder da temporada Taj Burrow vai defender a liderança no Brasil e tentar o seu 4º título no país

Em 2009, Imbituba viu a final dos sonhos do público entre Adriano de Souza, o Mineirinho, e Kelly Slater. Na ocasião, o norte-americano levou a melhor e chegou ao seu terceiro título no Brasil. Antes disso, ele havia vencido em 1997, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e em 2003, em Imbituba mesmo.

Além de já ter mostrado que gosta de vencer no Brasil, Slater chega ao país credenciado pelo segundo lugar no ranking do ASP World Tour, atrás apenas do australiano Taj Burrow, e pelo título da segunda etapa do ano, em Bells Beach, na Austrália. Por coincidência ou não, o líder da temporada é o único em atividade, além de Slater, que pode alcançar o quarto título no Brasil.

Taj Burrow foi campeão na Barra da Tijuca, em 1999, em Saquarema (RJ), em 2002, e também já venceu em Imbituba, em 2004. Ele começou o ano de forma alucinante, conquistou o troféu da primeira etapa, na Gold Coast, chegou à semifinal em Bells Bech, e ainda levou o WQS 4 estrelas, em Burleigh Heads, na Austrália.

CLIMA PODE ADIAR INÍCIO

Segundo a organização do evento, as previsões indicam a entrada do vento sul forte para o primeiro dia em Imbituba, em Santa Catarina. Com isso, a rodada de estreia dos melhores surfistas do mundo podendo ficar para o sábado

Em 35 edições, os brasileiros só comemoraram o título em casa cinco vezes com Pepê Lopes (1976), Daniel Friedman (1977), Fábio Gouveia (1990), Flávio Padaratz (1991) e Peterson Rosa (1998). Desta vez, Adriano de Souza, Jadson André e Neco Padaratz se enfrentam logo na primeira rodada. O vencedor avança direto para a terceira fase e os outros dois tentam avançar através da repescagem.

Marco Polo, o campeão brasileiro Messias Félix e o campeão catarinense Tânio Barreto também defenderão as cores do país, assim como mais um atleta que sairá da triagem. A última vaga ficará entre Peterson Crisanto (PR), Ricardo dos Santos (SC), Yan Daberkow (SC), Filipe Toledo (SP) e Caio Vaz (RJ).