Topo

Em dia de zebras, favoritos vão parar na repescagem em Santa Catarina

Joel Parkinson confirmou o favoritismo com o maior show de surfe do primeiro dia - Divulgação
Joel Parkinson confirmou o favoritismo com o maior show de surfe do primeiro dia Imagem: Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

24/04/2010 15h49

A etapa brasileira do ASP World Tour não começou bem para os favoritos ao título da competição em Imbituba, Santa Catarina. Kelly Slater, Taj Burrow, Andy Irons e Mick Fanning não fizeram uma boa estreia e foram parar na repescagem da competição. Nem mesmo o melhor brasileiro do ranking, Adriano de Souza, conseguiu se classificar direto para a terceira rodada.

  • Divulgação

    Kelly Slater foi um dos favoritos que acabaram na repescagem na primeira rodada em Imbituba (SC)

Na décima bateria, Kelly Slater com 10,17 fez a pior pontuação entre o português Tiago Pires (12,67 pontos) e o brasileiro Messias Félix (11,83 pontos). O líder do ranking Taj Burrow também não se deu bem. Ele fez apenas a segunda melhor pontuação da oitava bateria, com 10,67, ficando atrás de C.J. Hobgood, que alcançou 12,10. O brasileiro Tânio Barreto completou a chave com 9,64 pontos.

Tom Whitaker se garantiu na terceira rodada ao fazer 14,40 pontos e mandar para a repescagem o atual campeão do mundo Mick Fanning (10,80 pontos) e o brasileiro Ricardo dos Santos (11,16).

O tricampeão mundial Andy Irons foi outro que não fez uma bela apresentação nas ondas de Imbituba. O havaiano ficou marcou 11,37 pontos e ficou atrás de Bobby Martinez com 13,33, seguido pelo brasileiro Marco Polo (9,73).

Dos principais astros da competição, só mesmo Joel Parkinson confirmou o favoritismo com o maior show de surfe do primeiro dia. Ele até jogou fora uma nota 7,43 que poderia valer a vitória em várias baterias, mas somou um 8,27 com um 9,93 para atingir imbatíveis 18,20 pontos. Na última onda, acertou um aéreo gigante na finalização e três dos cinco juízes deram nota 10, mas os outros dois não e a média ficou em 9,93.

Houve surpresa também na bateria brasileira do dia, que começou equilibrada, com Jadson André (13º do ranking) alcançando uma nota 7,17 em sua terceira tentativa. Enquanto isso, Mineirinho decepcionava e não conseguiu passar de um 6,5. Com isso, a disputa ficou entre o potiguar Jadson e Padaratz. O catarinense conseguiu uma nota 8,5 em sua última onda e levou o público ao delírio.

Padaratz (30º no ranking) avançou para a terceira rodada com 14,50 pontos, Jadson André fez 13,24 pontos e Mineirinho ficou apenas com 12,17. “Foi muito emocionante”, vibrou Neco Padaratz. “Surfar aqui na Praia da Vila é sempre muito especial para mim. É um lugar onde venho desde pequeno e aprendi muita coisa surfando aqui. É sempre gratificante e emocionante surfar nesta praia e em Saquarema. Cada bateria que você passa, é um presente que você leva para casa, um aprendizado, mais um degrau que você sobe na escada. Seja surfando as esquerdas ou as direitas, o que eu quero é mostrar um bom surfe e sair feliz daqui da Praia da Vila”, destacou Neco.