Topo

Em disputa equilibrada, Jadson vence Slater e conquista título em Imbituba

Jadson André derrotou Kelly Slater, nove vezes campeão mundial, e conquistou título em Imbituba - ASP/Divulgação
Jadson André derrotou Kelly Slater, nove vezes campeão mundial, e conquistou título em Imbituba Imagem: ASP/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/04/2010 14h25

Estreante no Circuito Mundial de surfe, Jadson André fez história nesta quinta-feira. O surfista potiguar derrotou Kelly Slater, nove vezes campeão mundial, e conquistou o título da etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe em Imbituba (Santa Catarina). É a primeira vitória dele na elite mundial.

A definição do vencedor da etapa foi bem equilibrada. Os dois surfistas chegaram a ficar empatados na bateria. Com notas 8 e 6,4, Jadson aguardou o desempenho de Slater, que tinha um 6,5. O norte-americano obteve uma nota 7,5 e não conseguiu superar o surfista brasileiro.

Jadson levou um prêmio de US$ 50 mil pela vitória. Além disso, ele agora divide a quarta posição no Mundial com o australiano Mick Fanning. Apesar da derrota, Slater também teve motivos para celebrar. Ele ganhou US$ 25 mil e está na liderança.

Para chegar à final, Jadson havia feito uma semifinal emocionante contra Dane Reynolds. O norte-americano obteve uma nota 7,9 a cerca de um minuto do final da bateria e ficou em vantagem.

Quando a classificação de Reynolds parecia certa, Jadson conseguiu a virada: tirou uma nota 9 a poucos segundos do fim. No total, o surfista brasileiro levou a melhor sobre o adversário por 17,7 a 16,67. Na semifinal, Slater superou o jovem australiano Owen Wright.