Topo

Slater perde final para Fanning na França, mas segue na ponta do ranking

Mick Fanning se deu melhor com o mar mexido na França e bateu Kelly Slater - Jean Pierre Muller/AFP
Mick Fanning se deu melhor com o mar mexido na França e bateu Kelly Slater Imagem: Jean Pierre Muller/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

02/10/2010 07h54

O australiano Mick Fanning superou o eneacampeão mundial Kelly Slater na decisão da etapa francesa do ASP World Tour, neste sábado, em Hossegor. Com um mar bastante mexido, os dois atletas tiveram bastante dificuldade para executar as manobras, porém, Fanning surfou duas boas ondas e ficou com o título. Mesmo assim, o norte-americano segue na liderança do ranking.

FANNING SEGUE NA BRIGA PELO TÍTULO

  • Jean Pierre Muller/AFP

    Australiano Mick Fanning derrota Kelly Slater na França e cai nos braços do público em Hossegor

O bicampeão mundial Mick Fanning era o atual detentor do título da etapa francesa e mostrou que conhece muito bem as ondas locais. Logo em sua primeira tentativa, ele alcançou uma nota 7,17. Enquanto isso, Slater não se encontrava no mar francês e respondeu com um 3,57.

Fanning liderou a bateria o tempo todo e, com poucos minutos para o final, pegou um belo tubo para sacramentar a sua vitória em Hossegor. A onda valeu um 9,73, o australiano bateu o eneacampeão por 16,90 a 6,74 e comemorou o título nas areias francesas.

Neste sábado, nas quartas de final, Slater derrotou o taitiano Michel Bourez com tranquilidade por 17,43 a 9,33. Em seguida, o norte-americano deu um show, alcançou uma nota 10,00 na semifinal diante do seu compatriota Brett Simpson e bateu o rival por 15,13 a 3,00.

Por outro lado, Fanning passou pelo sul-africano Jordy Smith por 14,00 a 8,76. Na semifinal, o australiano não teve muitos problemas para superar o seu compatriota Adrian Buchan por 17,67 a 11,40.

Apesar da derrota, com três etapas para o final da competição (Portugal, Porto Rico e Pipeline, no Havaí), Kelly Slater (48.000 pontos) abriu uma boa vantagem sobre o segundo colocado do ranking, o sul-africano Jordy Smith (40.750), que caiu nas quartas de final. Enquanto isso, Fanning (39.500) mostra que ainda está na briga pelo seu terceiro título mundial e pulou do quinto para o terceiro lugar.