Topo

Após culpar organização, família de Irons volta atrás e cita 'teimosia' do atleta

Centenas de pessoas acompanharam as homenagens a Andy Irons no Havaí - Dennis Fujimoto/AP
Centenas de pessoas acompanharam as homenagens a Andy Irons no Havaí Imagem: Dennis Fujimoto/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/11/2010 12h54

Depois da morte do tricampeão mundial Andy Irons, no dia 2 de novembro, o pai do atleta Phil Irons chegou a responsabilizar a organização da etapa de Porto Rico e a companhia aérea pela morte do filho. Para ele, Andy deveria ter recebido assistência em vez de ser mandado sozinho para casa. No entanto, nesta quinta-feira, a ASP (Associação dos Surfistas Profissionais) divulgou uma nota com uma carta de agradecimento da família de Irons, que se diz grata aos médicos da ASP e cita a teimosia do surfista.

  • Gregory Boissy/AFP

    Andy Irons morreu no dia 2 de novembro, quando estava com dengue e tentava voltar para casa

Andy Irons teria contraído dengue na etapa de Peniche, em Portugal. Mesmo assim, foi até Porto Rico, mas não chegou a competir e começou a voltar para o Havaí, onde mora. Após uma parada para conexão em Dallas, o surfista foi impedido de embarcar e, no dia seguinte, o encontraram morto em um quarto de hotel.

Veja o comunicado na íntegra:

Após uma bela cerimônia no dia 14 de novembro, na praia preferida de Andy, Hanalei Bay, a família Irons gostaria de estender seus sinceros agradecimentos a todos que nos apoiaram de todos os cantos do planeta.

A cerimônia de Andy [Irons] foi a onda mais avassaladora e poderosa de amor e apoio", disse a mãe de Andy, Danielle, acrescentando que a família não poderia imaginar o alcance de Andy e a influência sobre as pessoas ao redor do mundo.

"A amizade e a preocupação que tem chegado de toda parte tem sido inimaginável", afirmou o pai de Andy, Phil, "e nós estamos profundamente gratos. As palavras estão além de nós”. Danielle acrescenta: "É como um abraço gigante, com os braços ao seu redor, de conforto".

Toda a família gostaria de agradecer aos amigos da Billabong, que estavam lá com a família desde o primeiro momento. "E eles organizaram um dia fantástico, amável para a comunidade e para Andy. Andy teria adorado! Foi um monumento extraordinário", opinou a mãe do surfista.

A família Irons também reconhece a comunidade especial de Hanalei, onde Andy e seu irmão Bruce nasceram e criados no North Shore, e agradecer-lhes por estender o espírito aloha ao estar junto, abrindo os braços e compartilhando a sua generosidade “conosco e com todo mundo”, e por continuar a apoiar a família Irons. "Nós ainda estamos sentindo uma profunda tristeza da comunidade. Isso ajuda a passarmos por isso juntos", disse o pai de Andy, Phil.

A família também gostaria de agradecer a equipe médica da ASP pelo seu papel no evento em Puerto Rico e quer transmitir o seu apreço pelo ASP Rip Curl Pro Search Médicos que trataram de Andy lá. Eles foram profissionais e fizeram tudo que podiam para cuidar da saúde de Andy, diz Danielle, em nome da família. "Sei como Andy pode ser teimoso, e quando ele coloca alguma coisa na cabeça, ninguém tira. Ele estava determinado a voltar para casa".

Avaliação médica da ASP

A ASP aproveitou o momento para declarar que completou a revisão médica preliminar da etapa de Porto Rico há alguns dias atrás e concluiu que a equipe médica atendeu e ultrapassou o protocolo, “oferecendo a Andy Irons os melhores cuidados possíveis.