Topo

Circuito começa com lenda Slater em busca de 11º título e musa trilhando seu caminho

Os atuais campeões do circuito mundial Kelly Slater e Stephanie Gilmore - ASP
Os atuais campeões do circuito mundial Kelly Slater e Stephanie Gilmore Imagem: ASP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

26/02/2011 07h01

Três meses depois de Kelly Slater conquistar seu décimo título mundial, o mundo já volta suas atenções para a maior lenda da história do surfe. Começa neste sábado, em Gold Coast, Austrália, o Circuito Mundial 2011, com o norte-americano tentando sua 11º conquista, mais uma vez sob a expectativa de aposentadoria.

OS BRASILEIROS NO WCT DESTE ANO

Alejo Muniz faz sua primeira temporada na elite depois de ter levado o prêmio de revelação de 2010 
Silvana Lima é a mais experiente entre as mulheres. Vem de um quarto lugar na última temporada, mas já tem dois vice-campeonatos mundiais 

Aos 39 anos recém-completados, Slater mostrou em 2010 que ainda tem muito gás, levando o título com uma etapa de antecedência. Sua primeira conquista do circuito mundial foi em 1992 e a melhor sequência aconteceu entre 1994 e 1998, quando levantou cinco taças de forma seguida.

Durante a premiação da última temporada, que aconteceu na quinta-feira passada, Slater se emocionou ao lembrar do rival Andy Irons, que morreu em 2010. “Minha rivalidade com ele me fez manter a fome por títulos. Foi muito difícil colocar os nossos egos de lado para nos tornarmos amigos. Depois disso, não houve nada mais importante que a nossa amizade”, disse o campeão, entre lágrimas.

“Tinha momentos em que ficava muito irritado com o cara, não podia acreditar que as pessoas gostavam dele. Tenho certeza que ele sentia o mesmo de mim. Mas depois, pensamento foi: ‘como podia não gostar dele?’. Existe muita emoção dentro de mim, é muito difícil dizer adeus para ele”, completou.

Quem também chega em alta é a australiana Stephanie Gilmore. Com apenas 23 anos, musa já vem com quatro títulos mundiais consecutivos. Com isso, já a apontam com potencial para dominar o circuito feminino assim como fez Kelly Slater.

Recuperada de uma lesão, ela confirmou recentemente sua participação na primeira etapa do circuito mundial. “Foi terrível a possibilidade de não disputar em casa. Ainda bem que tenho uma ótima equipe de apoio e que me ajudou muito. Estou de volta, me sentindo bem e sentido que posso fazer muita coisa boa nesse ano”, afirmou.

Time brasileiro no circuito – A equipe que representará o Brasil na elite do surfe mundial está reforçada. O time masculino contará com cinco surfistas: Adriano de Souza, o Mineirinho, Jadson André, Raoni Monteiro, Heitor Alves e Alejo Muniz, que estreia na primeira divisão e levou o prêmio de revelação da última temporada.

Duas mulheres representarão o Brasil no circuito feminino. Silvana Lima é a mais bem sucedida surfista brasileira na atualidade. Vem de um quarto lugar em 2010, mas já ficou duas vezes com o vice-campeonato mundial. Ela atuará ao lado de Jacqueline Silva, que também já ficou em segundo lugar na competição.