Topo

Surfista brasileira que sofreu acidente de carro inicia recuperação e pensa em 2012

Carro de Jacqueline após acidente na Austrália - Reuters
Carro de Jacqueline após acidente na Austrália Imagem: Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/05/2011 09h09

A surfista Jacqueline Silva passou por uma provação no mesmo passado, quando se envolveu em um acidente de carro na Austrália e fraturou o joelho, justamente quando estava indo disputar a segunda etapa do World Tour. Submetida a uma cirurgia, ela precisou ficar cinco dias internada e duas semanas repousando na casa de uma amiga brasileira que mora na Austrália.

De volta ao Brasil, a catarinense está se recuperando e espera voltar a competir em 2012. “A única preocupação do médico é que eu tive perda de cartilagem. Espero que meu corpo reaja bem, caso contrário terei de fazer outra cirurgia. Tomara que isso não aconteça”, disse em entrevista ao jornal Lance.

Ainda sem poder colocar o pé no chão nem dobrar o joelho, Jacqueline tem acompanhado as competições pela televisão e internet. “Está sendo um teste de paciência. Sou uma pessoa super ativa, que pega onda todos os dias. Ter de ficar parada e sentada o dia inteiro em casa está difícil”, admitiu.

Com mais foco em sua própria saúde do que no surfe propriamente dito, a atleta ainda não sabe se poderá voltar a praticar o esporte nas mesmas condições que tinha antes. Para isso, os próximos três meses de fisioterapia serão cruciais. “O médico ainda não sabe, precisamos ver como meu corpo vai reagir. Para surfar, precisarei estar 100%, pois há muito impacto no joelho. Vamos acompanhar esses três meses e ver os novos procedimentos que faremos”, finalizou.

A surfista espera que a Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) a mantenha na divisão de elite, como costuma fazer nesses casos. A associação tem como padrão garantir o atleta lesionado no campeonato do ano seguinte, mesmo sem que ele tenha participado da temporada inteira.