Topo

Nova York recebe etapa do Mundial de surfe pela 1ª vez, com premiação recorde

Kelly Slater entra como um dos favoritos na etapa de Nova York do circuito mundial - AFP PHOTO/Frederic J.BROWN
Kelly Slater entra como um dos favoritos na etapa de Nova York do circuito mundial Imagem: AFP PHOTO/Frederic J.BROWN

Do UOL Esporte

Em São Paulo

03/09/2011 16h16

Depois de passar pelos tubos gigantes de Teahupoo, no Taiti, o Circuito Mundial de surfe faz a próxima parada nas águas dos Estados Unidos. Este ano o país abrigará duas etapas do tour e a primeira acontece na cidade de Long Beach, no estado de Nova York.  O Quiksilver Pro New York começa no domingo, dia 4 de setembro, e vai até o dia 15.

Pela primeira vez na história o estado de Nova York abriga uma etapa do Mundial da modalidade. O evento também marca o retorno de provas desse nível à costa leste norte-americana, após 22 anos.  A última vez que isto aconteceu foi em 1989, em New Smyrna Beach, na Flórida.

Mesmo com todos esses atrativos, o que mais chama a atenção para a prova é a premiação. Ao todo serão distribuídos um milhão de dólares aos participantes, maior quantia que um campeonato de surfe já ofereceu.  Para se ter uma ideia da representatividade do valor, nenhuma das 11 etapas previstas para 2011 ultrapassa os US$ 500 mil.

No dia 30 de agosto, organizadores do evento confirmaram a data de inicio do torneio, depois da passagem do furacão Irene colocar em risco sua realização, devido aos estragos provocados na cidade.

Vindo de uma vitória no Taiti, Kelly Slater entra como um dos favoritos.  Dez vezes campeão mundial, o norte americano ocupa a primeira posição neste ano, mesmo sem participar de uma das cinco etapas já disputadas.  Em Gold Coast, na Austrália, ele também ficou com o título.

Os brasileiros este ano fazem ótima campanha e entram credenciados às fases finais da competição.  Quatro surfistas estão entre os 20 primeiros do ranking. Adriano de Souza, quarto colocado na temporada e vencedor no Rio de Janeiro, o estreante Alejo Muniz (16º), Jadson André (17º),  Raoni Monteiro (20º) e Heitor Alves (28º) serão os representante do país.

Concluído o Quiksilver Pro, os surfistas seguem para a Califórnia, onde disputam a partir do dia 18 de setembro o Hurley Pro, tradicional etapa  em Trestles.