Topo

Adriano Mineirinho é vice na 1ª etapa do circuito mundial de surfe, na Austrália

Adriano Mineirinho (de vermelho) cumprimenta rival Taj Burrow após a disputa na Austrália - ASP/Robertson
Adriano Mineirinho (de vermelho) cumprimenta rival Taj Burrow após a disputa na Austrália Imagem: ASP/Robertson

Do UOL, em São Paulo

04/03/2012 08h28

Quinto colocado do circuito mundial em 2011, o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, garantiu neste domingo seu primeiro grande resultado da temporada. Na etapa de abertura do World Tour de surfe, o atleta de Guarujá (SP) ficou com a segunda colocação do torneio de Gold Coast, na Austrália.

Adriano só perdeu o título na decisão contra Taj Burrow, australiano que contou com o apoio do bom público que assistiu à bateria final na areia de Gold Coast. Em desvantagem na bateria, o brasileiro brigou pela conquista até o último minuto.

Sua última onda aconteceu quando Burrow já estava quase saindo do mar. Mineirinho acertou uma sequência de manobras e conseguiu um 7,87 (de um total possível de 10), ficando apenas 0,27 pontos atrás do rival.

“Eu fiz uma boa competição aqui no ano passado, quando eu perdi para o Kelly [Slater]. E hoje quando eu me vi na final contra o Adriano, eu estava nervoso porque ele me venceu no Rio de Janeiro no ano passado. Ele é muito duro e, para ser honesto, não gosto muito de competir contra ele”, disse Taj Burrow ao site da ASP (Associação de Surfistas Profissionais).

“Eu estou muito feliz com o meu resultado aqui. Foi uma final incrível. No último ano Taj e eu tivemos uma disputa forte aqui. É ótimo estar no pódio novamente”, disse Adriano.

O resultado confirma que Adriano pode ser uma das surpresas da temporada de surfe. No ano passado, ele terminou o ano na quinta colocação, atrás do campeão Kelly Slater e dos australianos Joel Parkinson, Owen Wright e do próprio Taj Burrow.

Este é também seu segundo vice em Gold Coast. Em 2009, ele também chegou à decisão na Austrália, mas perdeu para Joel Parkinso. Além de Adriano, Gabriel Medina e Alejo Muniz também são esperanças de bons resultados brasileiros no circuito mundial de surfe. 

BRASILEIRO GARANTE SEGUNDA COLOCAÇÃO NO MUNDIAL DE SURFE