Topo

Mineirinho vence primeira bateria do Rio Pro e assume liderança do ranking mundial

Mineirinho assumiu a liderança provisória do ranking mundial ao vencer a quarta bateria  - REUTERS/Sergio Moraes
Mineirinho assumiu a liderança provisória do ranking mundial ao vencer a quarta bateria Imagem: REUTERS/Sergio Moraes

Do UOL, em São Paulo

09/05/2012 15h49

Com ondas de um metro, começou nesta quarta-feira o Billabong Rio Pro 2012 e logo na quarta bateria do dia, o brasileiro Adriano de Souza superou os adversários, venceu e, de quebra, assumiu a liderança provisória do ranking mundial. Mineirinho, como é conhecido, roubou o posto antes ocupado por Kelly Slater, que alegou um corte no calcanhar e não participa da etapa realizada no Rio de Janeiro.

Campeão da etapa de 2011, ele garantiu vaga na terceira fase, assim como Allejo Muniz e Miguel Pupo. Outra aposta do Brasil, Gabriel Medina, precisará disputar a repescagem nesta quinta, após ser ultrapassado na última onda pelo australiano Adrian Buchan. Raoni Monteiro, Thomas Hermes, Peterson Monteiro, William Monteiro, Heitor Alvez e Jadson André, que teve um corte no pé, também estarão na repescagem.

Na bateria em que assumiu a ponta do ranking mundial, Mineirinho derrotou o também brasileiro Willian Cardoso e o australiano Kai Otton. O agora número 1 do mundo, somou as notas 7.50 e 7.30 contra um 7.70 e 6.83 do surfista da Oceânia.

Depois da conquista, ele comemorou o resultado, mas disse que é muito cedo para falar em liderança do ranking mundial. "Estou muito feliz de ver o Arpoador quebrar com várias ondas, mas está muito cedo para fala sobre a liderança. Ainda tem o terceiro, quarto e quinto que estão na minha cola. Espero que a pressão vá embora", disse referindo-se a Taj Burrow, Mick Fanning e Joel Parking que podem ultrapassá-lo durante a competição.

Sem Slatter, Mineirinho vê o caminho um pouco mais livre, mas lamentou a ausência do surfista 11 vezes campeão mundial. "A falta do Slatter afeta, com certeza, o campeonato. Toda a imprensa é sempre em volta dele. Na minha opinião é um adversário. Fico contente por não ter que enfrentá-lo, mas triste por não vê-lo competir no Rio de Janeiro.", completou.

Apesar da disputa ter ocorrido na praia da Arpoador, o palanque principal do Rio Pro fica no Postinho, na Praia da Barra da Tijuca. O que define onde serão disputadas as provas é a condição do mar. Outra opção é o Canto do Recreio. O campeão será decidido apenas no dia 20.