Mineirinho é vice no Rio e assume liderança do ranking mundial
O brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, ficou na segunda posição do Billabong Rio Pro 2013, terceira etapa do Circuito Mundial de surfe realizada na Barra da Tijuca. O título foi do sul-africano Jordy Smith. Com o vice-campeonato, Mineirinho assumiu a liderança do ranking mundial masculino.
Na decisão, Smith somou 17.80 pontos , contra 16.34 de Mineirinho. A quarta e quinta onda foram fundamentais para levar o sul-africano ao título, já que ele somou 8.5 e 9.3, respectivamente. Com o título, Smith assumiu a segunda posição no ranking mundial, ao lado do australiano Mick Fanning.
"Sabia que teria de mudar a estratégia com as ondas baixas. Apostei nos aéreos e me dei bem. Sempre acreditei que ganharia uma etapa, mas não imaginava que seria no Brasil", afirmou o sul-africano no pódio, sob um misto de vaias e aplausos do público brasileiro.
Já Mineirinho agradeceu ao público que compareceu a praia e disse estar feliz com seu desempenho no Rio de Janeiro. "Fico feliz pelo segundo lugar e queria deixar claro que dei meu sangue lá dentro. Quero parabenizar o Jordy e quero que vocês sempre apoiem os surfistas brasileiros", declarou.
O dia de competição começou com as quartas de final, em que Mineirinho eliminou o norte-americano Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial e vencedor da primeira etapa de 2013. Nas semifinais, o confronto foi contra o compatriota Gabriel Medina. Mineirinho conquistou a vitória e chegou a decisão contra Jordy Smith, que havia eliminado o brasileiro Felipe Toledo, o Felipinho, nas quartas de final, e Mick Fanning nas semifinais.
Foi a segunda final seguida de Mineirinho na temporada. Em Bells Beach, na Austrália, ele conquistou a taça. Na primeira etapa do ano, ocorrida em Gold Coast, também na Austrália, o vencedor foi Kelly Slater.
A próxima etapa do circuito mundial acontece de 2 a 14 de junho, no Fiji. O Circuito Mundial de Surfe é composto por 10 provas e termina no dia 20 de dezembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.