Topo

Slater é rei no Havaí. Mas vai precisar de um milagre para bater Medina

Do UOL, em São Paulo

08/12/2014 14h21

Rival de Gabriel Medina na disputa pelo título mundial de surfe, o americano Kelly Slater, de 42 anos, chega à etapa de Pipeline, no Havaí, precisando de um milagre para ser campeão. Afinal, ocupa apenas a terceira posição do ranking. Mas, no que depender de seu retrospecto na “meca” do surfe, é bom não duvidar que ele pode aprontar e chegar à sua 12ª conquista.

A edição de 2014 será a 43ª da história em Pipeline. E desde 1971 ninguém conseguiu mais títulos nas temidas ondas de Pipeline do que Slater. O americano venceu sete vezes no Havaí: em  1992, 1994, 1995, 1996, 1999, 2008 e 2013.

E é do título da etapa que Slater precisa para ter qualquer esperança de se consagrar campeão mundial. Ele tem 50.050 pontos no ranking, contra 56.550 do líder Gabriel Medina e 53.100 do australiano Mick Fanning,

Por conta desta diferença, a única chance que o americano tem para se consagrar campeão mundial é vencer a etapa, torcer para Medina terminar entre as 13ª e 25ª posições e Fanning não passar às semifinais. Quaisquer outros resultados diferentes destes impedirão mais um título da lenda americana.

O que os rivais já fizeram em Pipeline  podem servir como um alento para a lenda do surfe. Em três participações na etapa havaiana, Medina tem como melhor resultado um quinto lugar em 2013. Fanning, que está no circuito mundial desde 2002, nunca ganhou um título na ilha americana.

Slater, porém, não vive boa fase em 2014. Ainda que esteja na disputa do título mundial não venceu nenhuma das dez etapas já disputadas neste ano. Seu melhor resultado foi um vice no Taiti, quando caiu ante Medina.

A última vez que o americano passou uma temporada do WCT em branco foi há uma década. Em 2004, o máximo que obteve foi um segundo lugar. Naquele ano, fechou o campeonato na terceira colocação.

Em sua bateria de estreia em Pipeline, Slater enfrentará o australiano Adam Melling e o local Dusty Payne. A disputa deve ocorrer nesta terça-feira.

Confira todos os cenários possíveis para Medina ser campeão:

- Se for segundo colocado, ficará com o título independentemente dos resultados dos rivais
- Se for eliminado na semifinal, só perderá o titulo se Mick Fanning vencer a etapa.
- Se for eliminado nas quartas de final, só perderá o titulo se Mick Fanning vencer a etapa.
- Se Medina cair nas oitavas de final, perderá o título se Mick Fanning chegar à decisão.
- Se terminar entre as 13ªs e 25ªs posições, Medina pederá o título se Fanning chegar à semifinal.
- Se Medina terminar entre as 13ªs e 25ªs posições e Fanning acabar em quinto, haverá uma bateria decisiva entre os dois para definir o campeão.