Topo

Liga perde dinheiro, mas prega comprometimento ao ampliar etapa australiana

Os primeiros a entrar na água serão Mick Fanning e Dane Reynolds - ASP/KC
Os primeiros a entrar na água serão Mick Fanning e Dane Reynolds Imagem: ASP/KC

Mariano Kornitz

Do UOL, em São Paulo

08/03/2015 08h13

A falta de boas condições para a prática do surfe na praia de Snapper Rocks, em Gold Coast, na Austrália, forçou mais uma vez o adiamento da disputa da etapa de abertura da Liga Mundial de Surfe.

Inicialmente a competição contava com um prazo de 12 dias (28/02 até 11/03) para sua realização, mas como a previsão de ondas para os próximos dias não é muito promissora, a organização da prova optou por prolongar essa janela por mais dias.

Esta estratégia de prolongar o prazo para a realização de uma etapa do circuito mundial de surfe não acontecia desde 2008, quando a competição no Taiti também precisou ter seu prazo prolongado pela falta de ondas.

Ex-surfista da elite mundial e atualmente trabalhando como um dos comissários da WSL, o australiano Kieren Perrow conta que esta decisão representa a filosofia e todo o comprometimento da Liga Mundial de Surfe em proporcionar aos surfistas as melhores condições para competir, e foi tomada depois de muita conversa entre atletas, executivos da entidade e autoridades local.

“A Liga Mundial de Surfe representa os melhores surfistas do mundo nas melhores ondas do planeta, portanto essa extensão do prazo de realização ressalta ainda mais nosso comprometimento com esta filosofia. Claro que essa decisão exige um empenho financeiro e muita energia por parte de nossa equipe. Mas como somos apaixonados pelo surfe, estamos ansiosos para os melhores atletas do mundo em ação”, explica o australiano.

Quando a prova recomeçar, os primeiros a entrar na água serão o australiano tricampeão mundial Mick Fanning e o americano Dane Reynolds, que travam o primeiro duelo válido pela repescagem da competição.
Seis surfistas brasileiros também precisam disputar a repescagem para continuar na briga pelo título da etapa. Entre eles estão: Adriano de Souza (contra CJ Hobgood), Ítalo Ferreira (contra Adrian Buchan), Filipe Toledo (contra Adam Melling), Wiggolly Dantas (contra Kai Otton), Miguel Pupo e Jadson André (um contra o outro).