Topo

Brasil garante vaga na final com 3 surfistas entre os 4 melhores na AUS

Adriano de Souza, que eliminou Mick Fanning, é um dos 3 brasileiros nas semifinais em Gold Coast - Reprodução/WSL
Adriano de Souza, que eliminou Mick Fanning, é um dos 3 brasileiros nas semifinais em Gold Coast Imagem: Reprodução/WSL

Do UOL, em São Paulo

12/03/2015 21h10

Apesar da eliminação precoce do atual campeão mundial Gabriel Medina, o Brasil é quem manda na etapa de Gold Coast, na Austrália, que abre a temporada da Liga Mundial de Surfe (WSL).

Dos 4 semifinalistas, 3 são brasileiros: Miguel Pupo, Adriano de Souza, o Mineirinho, e Filipe Toledo. O “intruso”  na fase final da etapa é o dono da casa, o australiano Julian Wilson.

Um confronto brasileiro marcou a primeira bateria das quartas de final da etapa de Gold Coast.

Nessa quinta-feira (sexta de manhã na Oceania), Miguel Pupo venceu no fim o compatriota Wiggolly Dantas e garantiu vaga nas semifinais de Gold Coast.

Pupo obteve nota 13,70 e eliminou Dantas, que registou 13,67, dominou a maior parte da bateria, mas tomou a virada no final por ínfimos 0,03.

Adriano de Souza, o Mineirinho, também se garantiu nas semifinais da etapa de Gold Coast. Ele venceu ninguém menos que o tricampeão mundial Mick Fanning. Mineirinho anotou 15,07, batendio os 13,23 de Fanning.

Após eliminar o tricampeão mundial Mineirinho falou sobre a façanha. "Acho que ele teve um início devagar, o que facilitou pra mim, tenho que fazer meu melhor e dar 100 %. Foi o que fiz hoje, tive bom ritmo no início e joguei a pressão pra cima dele", explicou.

Por fim, Filipe Toledo eliminou Bede Durbidge com uma das melhores ondas da etapa até então. Toledo teve nota 17,34 (9,67+7,67) e deixou o rival pra trás 16,23.

Agora, nas semifinais, Miguel Pupo encara Julian Wilson e Filipe Toledo e Adriano de Souza brigam pela outra vaga na final.

Dessa forma, o Brasil garante pelo menos 3 entre os 4 melhores surfistas da etapa de Gold Coast, justificando a alcunha de “tempestade brasileira” - usada para definir a nova geração de surfistas brazucas que despontam com força na Liga Mundiald e Surfe. 

Veja a onda de Filipe Toledo, que obteve nota quase perfeita: