Topo

Sem Medina, Brasil avança com quatro surfistas às quartas de final

Adriano de Souza está entre os surfistas nas quartas de final e volta a pegar Fanning - Kirstin Scholtz/ASP
Adriano de Souza está entre os surfistas nas quartas de final e volta a pegar Fanning Imagem: Kirstin Scholtz/ASP

Do UOL, em São Paulo

12/03/2015 06h22

Se não é com o campeão Gabriel Medina, ao menos o Brasil tem quatro representantes nas quartas de final da etapa inaugural da Liga Mundial de Surfe de 2015, em Gold Coast, na Austrália. O país chegou com cinco surfistas à quinta rodada, e só um deles perdeu. Agora, são 4 brasileiros e 4 australianos na briga pelo título.

Com os resultados da quinta rodada, ficaram definidos os quatro confrontos das quartas de final, e eles são os seguintes: os brasileiros Miguel Pupo e Wiggolly Dantas se encaram, Julian Wilson (AUS) enfrenta Taj Burrow (AUS), Mick Fanning (AUS) surfa contra Adriano de Souza, o Mineirinho, e Filipe Toledo pega Bebe Durbidge (AUS).

Apenas Ítalo Ferreira, que havia vencido anteriormente ninguém menos que Kelly Slater, ficou fora da disputa pela semifinal. Ele perdeu para o australiano Taj Burrow por 15,73 x 15,50.

Entre os classificados, a maior parte das definições se deu na quarta rodada. Nela, Pupo, Dantas e Ferreira se enfrentaram logo de cara. Pupo se classificou para as quartas de final e mandou os outros dois para a repescagem da quinta fase – quando Ítalo Ferreira foi eliminado.

No caso de Dantas, a quinta fase foi contra Glenn Hall, e o brasileiro conseguiu êxito ao triunfar por 17,34 x 13,33.

Quem também passou via repescagem foi Mineirinho. Ele disputou a quarta rodada contra Mick Fanning e Bebe Durbidge, e Fanning avançou apesar de empatar com o brasileiro. Na quinta fase, Adriano se viu frente a frente com Matt Wilkinson e fez 16,94 x 16,07.

Por fim, Filipe Toledo conquistou sua vaga na quarta fase, ao bater Jordy Smith e Matt Wilkinson, pontuando com 17,83.

“A longa espera foi boa para a minha mente. Os primeiros minutos da bateria foi de espera, mas depois consegui e pude relaxar. Acho que será um grande ano para o Brasil e para os jovens do Tour”, disse Toledo.