Topo

Em 'mar morto', Mineirinho bate Medina de virada e vai às semifinais

Mineirinho conseguiu onda salvadora no final e venceu Medina mais uma vez em Bells Beach - Reprodução/ WSL
Mineirinho conseguiu onda salvadora no final e venceu Medina mais uma vez em Bells Beach Imagem: Reprodução/ WSL

Do UOL, em São Paulo

08/04/2015 18h37

Gabriel Medina e Adriano de Souza protagonizaram um duelo brasileiro nas quartas de final de Bells Beach, nessa quarta-feira (quinta de manhã na Austrália), pela segunda etapa da Liga Mundial de Surfe (WSL).

Mesmo cercado de expectativa, o confronto não empolgou, com a mar de Bells Beach com poucas ondas propícias ao surfe de alto nível.

Os dois surfistas pegaram poucas ondas e terminaram a bateria com baixa pontuação. Mas Mineirinho conseguiu encaixar uma boa descida no final e conseguiu bater Medina de virada.

"Basicamete as ondas não estão muito altas, difícil conseguir uma onda boa, trabalhei para estar numa boa posição. No fim tivemos problemas de encontar onda, mas estou feliz de ir para as semis", afirmou o surfista do Guarujá.

'Gabriel é meu amigo e compatriota, desejo o melhor para ele, agora terei uma grande bateria pela frente e vou me preparar", concluiu Mineirinho, que já foi campeão em Bells Beach, em 2013, e eliminou Medina na mesma praia no ano passado.

O atual campeão mundial começou a bateria pegando mais ondas, mas sempre com baixa pontuação. Assim, deixou o mar com 8,33 na soma das duas notas. Após a bateria, também reclamou das condições do mar de Bells Beach.

"Foi difícil essa bateria, sem ondas, não está muito bom, eu não pude surfar, eu só queria ter ondas melhores hoje", disse Medina, que ainda afirmou estar confiante para o resto da temporada e para próxima etapa, em Margaret River, ainda na Austrália.

Muito paciente hoje, Mineirinho pegou sua primeira onda após quase 20 minutos de bateria, conseguindo nota 5,10. Mas deixou a surpresa para o final: fez uma descida longa e veloz, com algumas rasgadas radicais e cutbacks elásticos. Assim, conseguiu um 6,50 e saiu vitorioso com nota final 11,60.

Eliminado nas quartas de final, o que lhe garantiu o 5º lugar, Medina conseguiu seu melhor desempenho em Bells Beach, praia na qual nunca se saiu bem. Seu melhor resultado havia sido um 13º lugar, no ano passado, quando também caiu para Mineirinho.

Já Adriano de Souza foi campeão de Bells Beach em 2013 e agora busca o bicampeonato da etapa mais antiga e tradicional do surfe mundial.

Agora, Mineirinho enfrenta nas semifinais Josh Kerr, que venceu Owen Wright no outro duelo da chave.