Topo

Mineirinho perde título de Bells Beach para Mick Fanning no desempate

Do UOL, em São Paulo

08/04/2015 22h22

Adriano de Souza, o Mineirinho, quase fez história. O surfista do Guarujá perdeu a final de Bells Beach no desempate para Mick Fanning e por pouco não levou o bicampeonato da etapa mais tradicional do surfe mundial.

Os dois empataram a bateria com soma de 15,27, mas o tricampeão mundial levou o título no desempate por obter a nota mais alta da prova: 8,17.

Mineirinho já havia conquistado o troféu de Bells Beach em 2013, enquanto Fanning defendia o título conquistado no ano passado. Os dois nunca haviam se enfrentado numa final da Liga Mundial de Surfe (WSL).

Nessa quarta-feira (quinta na Austrália), Mineirinho começou com tudo como de costume. Pegou duas ondas na primeira metade da bateria e jogou a pressão para Fanning, que  teve erro incomum em sua primeira descida.

Mais paciente, sabendo utilizar a prioridade das ondas, o tricampeão mundial se recuperou ao longo da bateria conseguindo duas boas notas. O brasileiro ainda devolveu com uma boa descida, que não foi suficiente para superar Fanning.

O australiano, que contou com o apoio da torcida de Bells Beach, agora assume a ponta do ranking mundial de surfe com 15.200 pontos. O curioso é que ele está empatado com Filipe Toledo, mas lidera porque terminou a temporada passada da WSL à frente do brasileiro. Mineirinho é o terceiro colocado isolado com 14.500 pontos.

Com a vitória no desempate, Fanning tem agora quatro títulos em Bells Beach, etapa mais antiga do surfe mundial, com 54 edições disputadas ininterruptamente desde 1962.