Topo

Medina começa bem no Rio de Janeiro: "Vitória para soltar"

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/05/2015 09h24

Atual campeão mundial, Gabriel Medina começou com o pé direito na etapa carioca da Liga Mundial de Surfe (WSL). O paulista estreou na competição na quarta bateria desta terça-feira e foi o que mais somou pontos, superando o compatriota Alejo Muniz e o havaiano Freddy Patacchia Jr. Líder do ranking, Adriano de Souza também avançou, assim como Filipe Toledo, Ítalo Ferreira e Wiggoly Dantas.

Depois de não conseguir brilhar nas três primeiras etapas da temporada, Medina chega ao Brasil querendo iniciar sua recuperação na WSL. E nada como uma confortável vitória em sua primeira bateria para deixá-lo tranquilo para poder fazer um bom desempenho nas águas cariocas.

“Vitória importante para soltar, estava precisando começar bem em casa. As pessoas falam muito, para o bem e para o mal. Eu só quero surfar e fazer meu resultado para minha família e meus fãs. Mas é claro que essa vitória é importante para tirar a pressão”, declarou Medina após seu começo no Rio.

Medina conseguiu um 7,00 em sua terceira tentativa e ficou tranquilo na liderança da bateria, uma vez que já havia tirado um 5,33 logo na primeira onda. Muniz e Patacchia não conseguiram ameaçar o campeão mundial e terão que buscar a permanência no torneio na repescagem.

Alejo surfou quatro ondas e teve como maiores notas um 3,50 e um 1,40, terminando com apenas 4,90 na somatória. Patacchia conseguiu um 6,00 e um 1,77 que o deixaram em segundo.

Um pouco antes, na segunda bateria do dia, o norte-americano Kelly Slater brilhou e mostrou por que já faturou o campeonato mundial 11 vezes. Ele conseguiu duas ondas incríveis, fez 9,50 na primeira e 9,77 na segunda e terminou com uma ótima somatória de 19,27, a maior nas quatro primeiras baterias.

Slater deixou para trás o australiano Adrian Buchan (12,06) e o neozelandês Ricardo Christie (11,76), que agora terão que disputar a repescagem para seguir na competição.

Em seguida foi a vez do paulista Wiggolly Dantas se dar bem e avançar para a próxima rodada. O surfista de Ubatuba teve também duas boas ondas e terminou com a somatória de 15,97. Ficaram atrás dele na bateria o havaiano John John Florence (10,66) e o norte-americano C.J. Hobgood (9,94), que irão para a repescagem.

Líder do ranking após as etapas iniciais de 2015, Mineirinho teve grande atuação neste primeiro dia no Rio. Ele tirou ótimas notas na sexta bateria, conseguindo um 8,17 em sua primeira tentativa e um 9,73 na segunda, somando 17,90. Ficaram atrás dele o australiano Kai Otton (10,60) e o brasileiro David do Carmo (5,03).

Ítalo Ferreira também superou um compatriota para avançar na competição. Ele terminou com 14,07 pontos na quinta bateria e mandou Alex Ribeiro (2,47) para a repescagem. Outro que também não avançou nesta bateria foi o australiano Mick Fanning (9,33).

Vencedor da primeira etapa da temporada, Filipe Toledo conseguiu vencer sua bateria na reta final. Ele estava em segundo até tirar um 9,70 que se juntou ao 6,57 que já tinha e com isso fechou com somatória de 16,27. A segunda colocação ficou com o norte-americano Kolohe Andino (11,93) e o terceiro foi o australiano Adam Melling (8,40).