Sensação do surfe coleciona títulos aos 9 anos e supera adolescentes
Nove anos, 1,43 metros de altura, 12 títulos e 53 presenças no pódio. Esse é o currículo da menina Pamella Mel que descobriu o surfe na luta para perder peso e hoje se tornou em uma sensação da modalidade. A garotinha que se tornou surfista há três anos chama a atenção desde a primeira vez que subiu em uma prancha.
Em 2012, em Itanhaém, litoral sul de São Paulo, ela já mostrou certa intimidade com a modalidade ao ficar em pé na prancha logo na primeira tentativa. Daí para frente, a menina não parou mais e hoje disputa competições com mulheres de mais de 16 anos e meninos da sua idade.
“Ela encara como brincadeira, mas já sabe da importância de competir, quer sempre um bom resultado. A gente conversa muito com ela e quando não vem, ela aceita as derrotas, já aprendeu que nunca vai ser só vitória. Ela compete com meninas acima de 16 anos, com meninos também. No fim, ela faz amizade com todos os competidores. Se ganha, comemora, agradece e abraça todos. Se perde, faz a mesma coisa, não tem rivalidade, não fica brava, chorando, sem falar”, disse Regina Regatieri, mãe da menina, ao UOL Esporte.
Essa maturidade de encarar as derrotas sem ficar brava também é possível ver quando Pamella dá entrevistas. Ela já esteve em alguns programas de televisão e usa palavras não muito comuns para crianças de sua idade. Assim vem a explicação da menina com o surfe.
“Eu fico bem feliz quando eu surfo, parece que estou em paz, sem ninguém para encher o saco. Tipo, fico em contato com natureza, lugar em que todo mundo respeita todo mundo”, afirma.
Nascida em Cotia, na Grande São Paulo, Pamella e sua família foram para Itanhaém em 2012. Como a garota era um 'gordinha', seus pais procuraram um esporte para ela praticar e acharam o surfe.
“Ela tinha só seis anos, foi e fez a aula. Na primeira onda, ficou em pé e não parou mais. Começaram a aparecer competições. A gente sempre perguntava se ela queria, ela respondia sim, e começou a evoluir. Hoje, a gente mora em Maresias (litoral norte de São Paulo), nos mudamos para ela evoluir”, fala Regina.
A ida para a nova cidade deu a oportunidade para que Pamella conhecesse Gabriel Medina na última semana. “Foi a primeira vez, realizei um dos meus sonhos, foi excelente. Ele é muito legal, campeão Mundial”, diz Pamella sobre o encontro.
Nessa oportunidade, a garotinha chegou até a pegar algumas ondas com Medina. Depois, ela foi para o mar com Sophia, irmã do brasileiro.
Além do surfista campeão do mundo, Jacqueline Silva, também é uma referência para a garota, que já sabe o que quer no futuro. “Quero ser campeã mundial feminina e se Deus quiser, vou conseguir”, finalizou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.