Topo

Instinto salvou Fanning, mas especialistas dizem que tubarão não fez ataque

Do UOL, em São Paulo

20/07/2015 08h02

Mick Fanning ter se safado sem nenhum arranhão do encontro com um tubarão durante a etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul, neste domingo, foi considerado por muitos um milagre. Para especialistas, o instinto e a rápida resposta do surfista australiano fizeram a diferença. No entanto, eles deixaram claro que o que se viu nas cenas não foi um tubarão no “modo ataque”, caso contrário, o desfecho poderia ser pior.

Para Martin Garwood, do Aquário de Sidney (AUS) Sea Life, o mais provável é que o tubarão estivesse investigando a situação, depois de ver a silhueta do surfista e de sua prancha.

“O modo como eles investigam uma possível presa é dar uma grande mordida inicial, depois, recuar e esperar para ver o que era, antes de investir novamente”, afirmou ele, segundo o Telegraph.

“Isso, infelizmente, é o que pode ser um bocado perigoso nesses casos, mas, por sorte, não foi o que aconteceu desta vez. Grandes tubarões são bastante cuidadosos com eles próprios. Eles não querem se machucar de forma alguma, então, qualquer coisa que você faça para se defender pode te ajudar a se safar”, completou ele, elogiando a postura de Fanning, que chutou e contra-atacou o animal.

Brendan Donohoe, da Surfrider Foundation Australia, disse que não sentiu que o tubarão estivesse realmente atacando.

“Foi algo extraordinário. Ver um surfista deste calibre e notoriedade brigando com um tubarão foi louco”, afirmou ele, à ABC. “Mas claramente foi um incidente, não um ataque. Se o tubarão estivesse atacando, Mick teria grandes machucados e poderia perder a vida. Acho que o tubarão foi investigar o que havia na superfície.

Devido ao incidente, a etapa de Jeffreys Bay foi cancelada antes do seu final.