Topo

Mineirinho perde final e liderança do Mundial para Fanning na Califórnia

Do UOL, em São Paulo

18/09/2015 18h57Atualizada em 19/09/2015 05h27

Mick Fanning foi um verdadeiro carrasco para os brasileiros nesta sexta-feira (18), na Liga Mundial de Surfe (WSL), em Trestles, na Califórnia. Após eliminar Gabriel Medina na semifinal, o surfista australiano venceu Adriano de Souza na decisão da etapa.

A derrota na final custou mais que o título na Califórnia para Mineirinho – perdeu também a liderança do ranking mundial para o próprio Fanning. Como se não bastasse, o australiano já havia sido algoz do brasileiro na final de Bells Beach, em abril, na segunda etapa do circuito.

Novo dono da lycra amarela, Fanning soma agora 44.700 pontos na temporada. Adriano de Souza vem logo atrás com 42.950. O terceiro colocado é mais um brasileiro, Filipe Toledo, que tem 39.700 e havia caído na semifinal justamente para Mineirinho.

Na decisão de Trestles, Fanning mostrou por que vinha conseguindo as maiores notas nas baterias das fases anteriores. Surfou com estilo e intensidade para somar 17,44. Já Mineirinho, que voltou a ganhar confiança após surfar três etapas da WSL abaixo de sua melhor forma, somou 16,44.

Essa foi a sexta vez que Mineirinho encarou Fanning no circuito mundial de surfe. O australiano leva vantagem agora de 4 a 2 na retrospectiva ante o brasileiro. Os melhores surfistas do mundo voltam a cair na água entre os dias 6 e 17 de outubro, na França, na antepenúltima etapa da WSL 2015.