Topo

Mineirinho também avança e está nas quartas com Medina e Fanning

Do UOL, em São Paulo

16/12/2015 20h50

Adriano de Souza, o Mineirinho, repetiu o desempenho de Gabriel Medina e Mick Fanning – os três concorrem ao título do Mundial de surfe – e venceu no quarto round, nesta quarta-feira (16), em Pipeline, Havaí (EUA). Os rivais vão às quartas de final.

Mineirinho foi o último a cair na água, na quarta bateria. Superou Josh Kerr e Adam Melling, com 13.67 pontos. Kerr fez 12.13 e Melling, 1.43.

O brasileiro disparou na frente com um onda regular e uma nota alta – 5.67 e 8.00, em sequência. Suficiente para abrir folga, já que seus rivais demoraram a engrenar.

Desde então, apesar de Josh Kerr encostar com a melhor nota da disputa, um 8.40, controlou com facilidade os 30 minutos, liderando de ponta a ponta.

Os derrotados neste round não estão automaticamente eliminados – a próxima fase funciona como repescagem. Nesta, Mineirinho, Medina e Fanning vão descansar.

Adriano de Souza, na melhor das hipóteses, depende só de si: caso vença a etapa, é campeão – ele ainda pode torcer por uma combinação de resultados. Já Medina, em busca do bicampeonato, precisa ser o melhor da etapa e secar os rivais – estes precisam ser eliminados, no máximo, nas quartas de final.

Mas é o australiano Mick Fanning, que lidera o ranking, o favorito à conquista do título.

A bateria de Fanning

Mick Fanning venceu a lenda do surfe Kelly Slater e John John Florence no quarto round da etapa, e se manteve na posição de favorito ao título da temporada. Fanning emplacou 17.30. Slater somou 16.47 e Florence, 15.16.

A quarta onda da série foi decisiva. Kelly, com preferência, passou a vez a Fanning, que se virou e conseguiu belo tubo - nota 8.00.

Depois disso, na sua última chance, quando Slater vencia, Fanning apostou tudo e se deu bem – ele emplacou outro tubo em onda forte. Somou 9.30 e passou à liderança.

Fanning ainda teve de secar o rival. Slater fez bonito na onda seguinte e, com expectativa de somar pouco mais de 9 para frustrar o líder do ranking, fez "apenas" 8.30.

A bateria de Medina

Atual campeão do Mundial de surfe, Gabriel Medina venceu Keanu Asing e C.J. Hobgood e avançou direto para as quartas de final do mundial. O brasileiro somou 15.30 pontos. Asing, 4.27 e Hobgood, 5.47.

Gabriel inaugurou a bateria com tubo perfeito e nota alta – um 9.30. Na sequência, anotou mais um 6.00 e colocou os adversários em combinação. Foi o suficiente para não ser mais alcançado.

Mais cedo, Medina já havia batido o sul-africano Jordy Smith: fez 15.54 pontos e o rival, 4.50.

Quartas de final quase definidas

O round cinco, de repescagem, teve três das quatro disputas na noite desta quarta-feira (16). Medina conheceu seu adversário nas quartas de final, o veterano C.J. Hobgood, que venceu John John Florence. Aos 36 anos, Hobgood, aliás, está com aposentadoria anunciada para o fim do campeonato.

Mick Fanning também já sabe quem enfrentará - e o rival é casca-grossa, nada menos do que Kelly Salter. O norte-americano passou pelo local Keanu Asing. 

Mason Ho e Adam Melling, dois que já não têm chance de título, também se encaram nas quartas. 

Adriano de Souza, o Mineirinho, é o único terá de esperar um pouco mais para ter embate definido. Josh Kerr e Jeremy Flores devem abrir o dia de competição na quinta-feira, ainda pelo round cinco.

Veja as chances dos brasileiros na WSL

Adriano de Souza

- Precisa vencer a etapa

- Se for 2º, Fanning pode ser no máximo ser  3º

- Se for 3º, Fanning pode ser no máximo ser 5º

Gabriel Medina

- Precisa vencer a etapa, e Fanning e Adriano podem ser no máximo 5º

Resultados do quarto round

Bateria 1: Gabriel Medina 15.30 x Keanu Asing 4.27 x C.J. Hobgood 5.47.

Bateria 2: Kelly Slater 16.47 x Mick Fanning 17.30 x John John Florence 15.16.

Bateria 3: Mason Ho 16.23 x Joel Parkinson 15.03 x Jeremy Flores 10.24.

Bateria 4: Josh Kerr 12.13 x Adam Melling 1.43 x Adriano de Souza 13.67.