Dois anos após ataque de tubarão, tricampeão Fanning anuncia aposentadoria
Tricampeão mundial que ganhou ainda mais notoriedade ao escapar de um ataque de tubarão em 2015 , o australiano Mick Fanning anunciou nesta quarta-feira que deixará de competir durante toda a temporada do circuito mundial de surfe (WSL). A aposentadoria do surfista de 36 anos será selada após a sua participação nas duas primeiras etapas do Mundial, na Austrália.
“Eu decidi que o Rip Curl Pro Bells Beach (segunda etapa da temporada) será o meu último evento como competidor em tempo integral no circuito WSL (circuito mundial de surfe). O circuito me deu muito, mas eu preciso de um novo desafio. Ainda adoro competir, mas não consigo encontrar a motivação e a dedicação necessárias para brigar por títulos mundiais”, escreveu.
“Meu tempo no circuito foi incrivelmente gratificante e tenho muitas memórias maravilhosas, o que não seria possível sem algumas pessoas muito especiais. Minha mãe, meu pai, irmã e irmãos. Eu te amo. E graças aos fãs e a todos que me encorajaram e me animaram por todos esses anos”, completou.
Fanning entrou no circuito no começo dos anos 2000 e acumulou 22 títulos de etapas neste período. Além das conquistas das edições de 2007, 2008 e 2013 do Mundial, o australiano se transformou em um dos maiores ícones da história do surfe com suas fortes manobras e estilo agressivo de atacar as ondas.
Em 2015, Fanning ganhou notoriedade por escapar ileso de um ataque de tubarão durante a final da etapa de Jeffreys Bay do circuito na África do Sul. Ao ser surpreendido pelo animal, o surfista reagiu instintivamente e conseguiu afastá-lo com tentativas de soco em imagens que foram transmitidas ao vivo pela internet.
Como é usual no surfe, Fanning pode voltar a aparecer em eventos esporádicos do Mundial, mas deixará de viajar para todos os locais. Neste ano, ele tem presenças confirmadas apenas para a abertura no Gold Coast australiano, a partir do dia 11 de março, e para o torneio em Bells Beach, onde prometeu uma despedida.
“Estou ansioso para a vida longe do circuito enquanto olho de perto nas coisas. Estou tão orgulhoso do nosso esporte e da forma como continua a evoluir. O nível de performance no circuito mundial e no Big Wave Tour (circuito de ondas grandes) é notável. Não posso esperar para ver (o surfe) como um dos esportes com mais fãs. Também estou ansioso para evoluir o meu próprio surfe de novas maneiras, visitando lugares desconhecidos e assumindo experiências diferentes”, disse.
“Estarei competindo no evento de abertura, em casa, na Golden Coast e depois fazendo a mala para o Rip Curl Pro (segunda etapa do circuito). Bells Beach é onde minha carreira realmente começou, eu sempre amei o lugar e parece um local adequado para terminar as coisas. Vai ser uma grande festa divertida e todos vocês estão convidados a vir. Espero ver vocês lá”, completou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.