Brasileira diz que ida às Olimpíadas pode "mudar tudo" no surfe feminino
Tatiana Weston-Webb, de 23 anos, será a primeira surfista a representar o Brasil nas Olimpíadas — a modalidade fará sua estreia na próxima edição dos Jogos Olímpicos, em 2020, em Tóquio. Em entrevista ao UOL, a atleta conta que a entrada do esporte na competição é um marco histórico e que pode "mudar tudo", especialmente no surfe feminino.
"Vai mudar tudo na vida do surfe feminino, agora virou um esporte olímpico e, para as meninas que estão começando a surfar agora, [o surfe] pode ser um caminho legal, dará a elas a chance de viver disso", disse, durante participação no evento da Semp TCL ontem, em São Paulo.
A surfista acredita que a igualdade de gênero no surfe avançou e não vê o o esporte como "masculino", especialmente depois que a World Surf League (WSL), organizadora do Circuito Mundial de Surfe, anunciou que premiaria igualmente atletas homens e mulheres, em maio deste ano.
"Não é mais [um esporte masculino]. Temos pagamentos iguais e estamos lutando para estar cada vez mais perto dos homens", afirma. Ela vê inclusive apoio dos homens na luta por igualdade no esporte.
"Sou brasileira, sinto isso no coração"
Tatiana tem nome brasileiro e sobrenome gringo — isso porque nasceu em Porto Alegre, mas cresceu no Havaí, com o pai britânico e a mãe gaúcha.
Apesar de ter aprendido a falar português há pouco tempo e ainda carregar forte sotaque, ela afirma que se sente sim brasileira e que o Brasil sempre esteve presente na sua vida.
"Minha mãe é brasileira, meu namorado é brasileiro, meu treinador é brasileiro", enumera. "Na infância, viajava para o Brasil quatro vezes por ano para ver a família. Sou brasileira de verdade e sinto isso no coração", disse, ao UOL.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.