Topo

Chinês é campeão mundial júnior de tênis de mesa

15/12/2002 14h45

Da Redação
Em São Paulo

Após vencer o brasileiro Gustavo Tsuboi por 4-1, ontem, nas semifinais, o chinês Qiu Yike derrotou o japonês Sakamoto pelo mesmo placar e ficou com o título da Grande Final Juvenil Masculina de Estocolmo (Suécia).

No primeiro set, Yike ganhou por 11-3. Retornou muito bem o saques e Sakamoto não teve qualquer chance de imprimir seu jogo de ataque. No segundo, Yike novamente ganhou por 12-10, após estar perdendo de 8-10. Sakamoto teve chances mas permaneceu passivo no final, permitindo a Yike sair para o ataque e fechar a parcial.

Qiu Yike é um jogador destro clássico, que utiliza borracha lisa. Tem um forte bloqueio e um estilo bem ofensivo. O terceiro set também foi vencido por Yike, 11-2. Nenhuma chance para o canhoneteiro japonês, que reagiu no quarto set em 11-8. Um forte retorno para Sakamoto. Ele estava perdendo por 0-5 e se recuperou com impressionantes pontos e pôs o chinês sob pressão.

No quinto set Yike ganhou novamente, por 11-3. O jovem jogador de 17 anos Qiu Yike foi claramente o melhor do torneio. Com um ataque rápido, ele não deu qualquer chance ao talentoso Sakamoto para se adaptar ao jogo. Mais uma espetacular performance de um chinês. Yike já estã ocupando o primeiro lugar do ranking mundial juvenil, e será certamente um dos favoritos para o Campeonato Mundial do Chile em dezembro de 2003.