Topo

Hugo Hoyama disputa neste sábado em Piracicaba etapa da Copa Brasil

14/03/2003 16h25

Da Redação
Em São Paulo

Número um do ranking nacional, o mesa-tenista Hugo Hoyama estréia neste sábado na primeira etapa da Copa Brasil, que está sendo realizada até domingo no ginásio Cristóvão Colombo, em Piracicaba (SP).

O atleta, que foi campeão da etapa em 2002, é o cabeça-de-chave do Grupo AA da categoria rating A. No total, 20 atletas estão na briga pelo título da divisão de elite, divididos em quatro grupos.

Na fase classificatória, os jogadores enfrentam os demais integrantes de suas chaves, sendo que os dois primeiros se classificam para as quartas-de-final. Neste sábado, Hoyama irá jogar três vezes: contra Omar Barbosa (16h), Rodrigo Kojima (18h30) e Matheus Navarro (21h25). O confronto que promete ser o mais equilibrado do Grupo AA está marcado para domingo, às 10h30, quando Hoyama e Gustavo Tsuboi se enfrentam.

Além de proporcionar jogos de alto nível, esta etapa da Copa Brasil é muito importante porque os cinco primeiros colocados terão a oportunidade de disputar uma seletiva para o Campeonato Mundial, que será realizado de 19 a 25 de maio em Paris, na França.

As vagas desta seletiva serão distribuídas para os melhores atletas de cada região do país: cinco para o centro, sul e leste; duas para o nordeste; e uma para o norte. Além disto, um jogador indicado por critérios técnicos também poderá participar. Destes nove atletas, apenas quatro conquistarão o direito de defender o Brasil no Mundial.

"Estou muito motivado, porque este ano é importantíssimo em termos de competições. Irei defender o título do Campeonato Latino-Americano em abril, em El Salvador, e também haverá os Jogos Pan-Americanos em agosto, na República Dominicana", disse Hoyama, cujo objetivo no Pan é a conquista da sua oitava medalha de ouro.

Ao lado do nadador Gustavo Borges, ele é o brasileiro que mais ganhou medalhas de ouro no Pan.

O mesa-tenista contou que vem realizando bons treinamentos e irá disputar a Copa Brasil com muita determinação.

"Estou confiante e treinando bem, isto já é um começo importante. A Copa Brasil terá um nível alto, há muitos atletas jovens se destacando no cenário nacional. Acredito que os meus principais adversários serão o Thiago Monteiro e o Hugo Hanashiro, ambos da categoria adulta, e os atletas da Sub-21 Gustavo Tsuboi e Bruno Anjos", apontou Hoyama.

Nos últimos dias, além de jogar, o atleta tem se dedicado a uma outra atividade: vender. Ele assumiu a responsabilidade de ser o representante brasileiro da marca japonesa Yasaka, especializada em artigos para o tênis de mesa. Hoyama, que é patrocinado pela marca, conhece muito bem toda a linha de produtos.

"Só preciso aprender a ser vendedor. É a primeira vez que faço isso na minha vida, preciso de um pouco mais de treino", concluiu o atleta, com muito bom humor.